CEIB forma 39 bombeiros em Franco da Rocha



Escola é a maior da América Latina

Acordar e não saber com qual situação irá se deparar; enfrentar o medo e a ansiedade dia após dia; deixar família e amigos em casa com o desejo simples de voltar são e salvo e com a missão cumprida. Assim é a vida e a vontade de muitos homens e mulheres, oficiais ou não, que prestam o concurso para ser bombeiro. E, na manhã da sexta-feira, 29, o Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros (CEIB), localizado na Rodovia Prefeito Luiz Salomão Chamma, em Franco da Rocha, foi palco de mais uma formatura: 39 novos bombeiros passam a aplicar seus conhecimentos, garra e energia para atender a sociedade.

O CEIB de Franco da Rocha é a maior escola de formação da América Latina – são 51 mil m² de área construída, de um total de 109 hectares, rodeado de muito verde e ar puro, nas proximidades da represa de Mairiporã, na Grande São Paulo. Lá são ministrados cursos de combate e prevenção a incêndios, salvamento terrestre e aquático, pronto-socorrismo, defesa civil e meio ambiente, entre outros. Todas as etapas, da teoria à prática, foram vencidas pelos 39 formandos, que aguardavam, com ansiedade, pela formatura. A cerimônia começou às 10 horas, com demonstrações técnicas de rapel, assistida com muita curiosidade pelos convidados – familiares e amigos dos formandos, e autoridades policiais, entre elas o secretário adjunto da Segurança Pública, Guilherme Bueno de Camargo.

Primeira colocada no curso, a 2ª tenente Cintia Camargo Nardy de Freitas, uma das nove mulheres da nova turma, descreveu o momento: “É um orgulho muito grande ser a primeira colocada num universo predominantemente masculino; isso quer dizer que as mulheres também podem. Para chegar até aqui foi preciso muito treinamento físico e muito estudo”. Mas não eram somente os formandos que estavam eufóricos e emocionados. Ana Aparecida Cotrim Monroe, mãe do 2º tenente Michel Monroe, viu um sonho realizado: “Quando ele entrou para a Academia do Barro Branco já pensava em ser bombeiro. Aliás, era tudo o que ele queria desde pequeno”, conta, com a voz embargada.

Autoridades reforçam a responsabilidade

Escolhido como paraninfo da cerimônia por ter batalhado o patrocínio da Fundação de Ensino Inaciana "Padre Sabóia de Medeiros" (FEI) para as aulas de engenharia, o tenente-coronel Ivan Mano Neves falou sobre a importância de exercer esta nova responsabilidade com sentido, ética e seriedade. E confidenciou que a escolha como paraninfo foi a maior distinção de sua carreira: “Foi uma grata surpresa e fiquei muito satisfeito. Eles são os futuros comandantes do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo”.

Para o tenente-coronel Alexandre Reis, comandante do CEIB, todos os professores se esmeram ao máximo para dar os conhecimentos necessários para a atuação dos futuros bombeiros na sociedade. “É uma emoção muito grande entregar os oficiais que vão comandar os postos de bombeiros do nosso Estado todo; que estarão em contato direto com a população e atendendo as suas necessidades”, argumentou Reis.

O coronel Roberto Antonio Diniz, comandante geral da Polícia Militar, enfatizou a importância da voluntariedade para ingressar na PM; e reforçou o empenho e a dedicação necessários para ser um bombeiro. “Desejo sucesso e que todos sempre honrem a corporação para continuarmos o excelente trabalho que prestamos”, complementou.

Homenagens

A solenidade foi marcada por várias homenagens. A primeira delas foi a entrega de mimos para os três primeiros colocados: a 2ª tenente Cíntia Camargo Nardy de Freitas; o 2º tenente Leandro Vieira da Hora; e a 2ª tenente Karina Paula Moreira. Depois, os 39 formandos receberam brevês e capacetes, e prosseguiram a solenidade homenageando o paraninfo, tenente-coronel Ivan Mano Neves; e os instrutores: o capitão Edernald Arrison de Souza, comandante da 2ª Cia. de Ensino; o capitão Edison Ramos de Quadros, comandante da 1ª Cia. de Ensino; o 1º tenente Carlos Roberto Rodrigues, coordenador do curso; o 2º sargento José Maria Ferreira, o 2º sargento Francisco de Assis Medeiros, e o 3º sargento Adelson de Lima, todos do CEIB.

Batizados com água

Após as homenagens e entregas de brevês, os formandos foram batizados oficialmente. Eles formaram uma roda e foram completamente molhados com os jatos de água das mangueiras de um dos carros da corporação. O batismo foi acompanhado pelos familiares que não se importaram em posar para as fotos ao lado dos novos bombeiros, totalmente molhados.

Jennifer Arrivabem

Secretaria de Segurança Pública

(I.P.)



08/30/2008


Artigos Relacionados


Aeroporto de Aracaju forma bombeiros civis

Ministro inaugura UPA 24h em Franco da Rocha (SP)

Poupatempo Móvel atende em Franco da Rocha

Sabesp realiza serviços em Franco da Rocha

Sabesp realiza serviços em Franco da Rocha

Sabesp realiza serviços em Franco da Rocha