Celso Amorim fala aos senadores sobre acordo com o Irã



O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, já está sendo ouvido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Ele foi convidado pelos senadores para explicar os termos do acordo do Brasil e da Turquia com a República Islâmica do Irã, relacionado ao programa nuclear deste país. O acordo nuclear com os iranianos tem motivado intensa polêmica.

Celebrado pelo Brasil como uma saída diplomática para a crise internacional com o Irã, o acordo foi criticado pelos Estados Unidos e por outras potências ocidentais, como a França, que o veem como uma estratégia usada pelo governo iraniano para protelar as possíveis sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas em razão de seu programa nuclear. Mesmo a Rússia e a China se mostram receptivas a sanções contra o Irã, desconsiderando os termos do pacto assinado com o Brasil pelo presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, pelo qual parte do urânio de seu programa nuclear seria enriquecida na Turquia.

Amorim deve comentar também o novo incidente no Oriente Médio, ocorrido nesta segunda-feira (31): o ataque de Israel a um dos barcos de ativistas internacionais que levariam ajuda humanitária aos palestinos da Faixa de Gaza. Amorim já condenou o ataque e pediu à ONU medidas duras contra Israel.



01/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Celso Amorim fala à NBR sobre compra de caças

Celso Amorim fala sobre empréstimos a países da América Latina

Celso Amorim fala sobre conflito EUA/Iraque nesta quinta-feira

Ministro Celso Amorim fala à TV Senado sobre estratégia diplomática brasileira

Celso Amorim fala na Subcomissão da Amazônia

Celso Amorim vem ao Senado para explicar acordo com o Irã