Celso Lafer é o novo presidente da Fapesp



O professor foi empossado na última quarta-feira, 26, em São Paulo

A cerimônia de posse do professor Celso Lafer na Presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) foi realizada nesta quarta-feira (26/9), na sede da Fundação paulista. O evento teve a participação do governador José Serra, do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, além de dirigentes dos governos brasileiro e paulista, de instituições de ensino superior e pesquisa, intelectuais e pesquisadores.

A nomeação de Lafer para um mandato de três anos foi feita pelo governador e publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 31 de agosto de 2007. Integrante do Conselho Superior da Fapesp desde 2003, Lafer recebeu o cargo do poeta e lingüista Carlos Vogt, atual titular da Secretaria Estadual de Ensino Superior, que presidiu a Fundação desde agosto de 2002.

“Para um professor da Universidade de São Paulo (USP) e integrante da comunidade acadêmica brasileira assumir a Presidência da Fapesp é uma grande responsabilidade e uma distinção ímpar”, afirmou Celso Lafer em seu discurso de posse. “Não se pode e nem se deve impor à comunidade científica um único tipo de atividade, cabe à FAPESP criar as oportunidades para que a boa pesquisa, em todas as áreas e em todas as suas formas, encontre apoio. Na função que assumo buscarei a convergência em prol da pesquisa e do desenvolvimento”, disse ele.

Segundo o governador José Serra, a Fundação contraria a tendência do serviço público de que as novas instituições funcionam bem apenas no começo e depois perdem o fôlego. “Com 45 anos de funcionamento, a Fapesp tem melhorado com a idade e é um motivo de orgulho para todos nós. Ela é uma ponte entre a cultura literária e humanística e a cultura científica. Neste sentido, Celso Lafer tem as características ideais para assumir o cargo porque é um intelectual, mas com uma visão prática e concreta de mundo”, disse o governador paulista.

Citando a influência da cultura literária e humanística na formulação de idéias diretivas e na articulação de valores para as sociedades, Celso Lafer defendeu “a importância de uma recíproca e efetiva comunicação sem a qual não seria possível lidar com os desafios e os problemas contemporâneos”. O ex-presidente da Fapesp e atual secretário estadual de Ensino Superior, Carlos Vogt também reforçou o papel de confluência entre ciência e cultura desempenhado pela Fundação e ressaltou a similaridade de discurso entre ele e o presidente Lafer.

Nascido em 1941, Celso Lafer graduou-se pela Faculdade de Direito da USP, onde leciona desde 1971. Obteve seu PhD em ciência política na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos (1970), a livre-docência em direito internacional público na USP (1977) e a titularidade em filosofia do direito (1988). 

É coordenador da Área de Concentração de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP, presidente do Conselho Deliberativo do Museu Lasar Segall e co-editor da revista Política Externa. Desde 2002 é membro da Corte Permanente de Arbitragem Internacional de Haia.

Celso Lafer foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (1999) e ministro das Relações Exteriores em duas ocasiões, em 1992 e de 2001 a 2002, além de embaixador do Brasil junto à OMC e embaixador do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), de 1995 a 1998. Doutor honoris causa da Universidade de Buenos Aires (2001) e da Universidade Nacional de Córdoba (2002), na Argentina, recebeu, em 2001, o Prêmio Moinho Santista na área de Relações Internacionais. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, eleito em 2004, e da Academia Brasileira de Letras, eleito em 2006.

Da Gerência de Comunicação da FAPESP 

(C.C.)



09/27/2007


Artigos Relacionados


Celso Lafer é o novo presidente da FAPESP

Serra acompanha posse de Celso Lafer na Fapesp

Serra acompanha posse de Celso Lafer na Fapesp

Sarney recebe Celso Lafer

Celso Lafer discute Alca em audiência na CAE

Celso Lafer elogia estrutura do Itamaraty