Celso Lafer falará sobre posição do Brasil no conflito do Oriente Médio



O Senado aprovou nesta terça-feira requerimento para que o ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, preste esclarecimentos sobre a posição que o Brasil adotará frente ao agravamento da crise no Oriente Médio, com o conflito entre Israel e a Autoridade Palestina. Celso Lafer virá ao Senado na quinta-feira (5) para falar sobre a questão do protecionismo americano para o aço. Com a aprovação do requerimento desta terça-feira, o ministro deverá abordar os dois temas

O requerimento para que Lafer trate do conflito no Oriente Médio é de autoria dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Paulo Hartung (PSB-ES) e tem como justificativa a grande preocupação com a ação militar de Israel e com os atos terroristas que vêm fazendo inúmeras vítimas entre a população civil.

Os senadores lembram que o governo brasileiro já emitiu três notas condenando as ações terroristas de ambos os lados e exortando ao cumprimento da resolução da ONU e à construção de uma saída de paz para o conflito. Suplicy ressaltou que no Brasil vivem em harmonia muitos descendentes de árabes e judeus, o que aumenta a responsabilidade do país em buscar a paz em Israel e na Palestina.

O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) encaminhou requerimento para que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional examine um voto de censura ao governo do Estado de Israel pela ocupação da Cisjordânia/Palestina. Como justificativa, Geraldo Cândido afirma que a operação denominada "Muro de Defesa", desencadeada pelo primeiro-ministro israelense Ariel Sharon, constitui ameaça ao processo de paz no Oriente Médio. O senador lembra que o Brasil é um dos países que reconhecem o Estado da Palestina e a eleição de Yasser Arafat como seu presidente.



02/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Celso Lafer fala ao Senado sobre questão do aço e crise no Oriente Médio

Lafer crê em saída pacífica para Oriente Médio

Lafer comenta em Plenário crise do Oriente Médio

Quintanilha cobra posição do governo em defesa da paz no Oriente Médio

Geraldo Cândido cobra do governo FHC posição em favor da paz no Oriente Médio

Celso Amorim explica papel do Brasil nas negociações sobre conflito Colômbia-Equador-Venezuela