Censo já coletou dados de 74% dos brasileiros, diz IBGE



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta segunda-feira (20) que o Censo 2010 já coletou dados de 74% da população do País. Desde 1º de agosto, foram visitados 73% dos 58 milhões de domicílios brasileiros. O IBGE terminou a coleta de dados em 300 em dos 5.565 municípios do País, o equivalente a 5% do total de cidades.


O recenseamento está mais rápido nos estados de Rondônia, onde 84% dos municípios foram recenseados, seguido do Tocantins (82%) e Paraíba (81%). No Sudeste e no Sul,  a coleta está mais avançada no Rio de Janeiro (80%) e no Paraná (80%). Em função das grandes distâncias, no estado do Amazonas só foi visitada a metade dos domicílios (51%). O percentual também é baixo no Pará (60%) e no Acre (62%).


Segundo o IBGE, o estado com o maior número de municípios recenseados é Minas Gerais (93), seguido por São Paulo (83) e Santa Catarina (32). No Distrito Federal, Acre, Amapá, Espírito Santo, Maranhão e em Mato Grosso do Sul o censo não terminou o trabalho em nenhuma cidade.


No último fim de semana, o IBGE terminou a pesquisa em dois municípios do Rio de Janeiro: Aperibé e São José de Ubá. De acordo com o chefe da unidade estadual do IBGE, Romualdo Rezende, em São José de Ubá os técnicos ainda vão voltar aos domicílios onde os recenseadores não encontraram moradores. Em Aperibé, que tem 9,5 mil habitantes, o recenseamento foi considerado concluído.


O Censo 2010 vai até o final de outubro. O objetivo é obter dados que auxiliem na elaboração de políticas públicas e planejamento do setor privado.


Fonte:
Agência Brasil



20/09/2010 19:43


Artigos Relacionados


Censo 2010 já coletou dados de mais da metade da população

População pode ver dados municipais do Censo em mapas virtuais do IBGE

IBGE divulga dados preliminares do Censo 2010 nesta quinta

Censo do IBGE 2010 vai coletar dados sobre línguas indígenas

IBGE divulgará primeiros dados do novo censo demográfico já em novembro

IBGE divulgará primeiros dados do novo censo demográfico já em novembro