Centenário de Tancredo Neves é lembrado em programa da Rádio Senado



Os principais fatos da vida e da trajetória política do presidente Tancredo Neves, falecido em 1985 antes de tomar posse, estão reunidos no especial da Rádio Senado O Homem da Cidade Onde os Sinos Falam. O programa, que completa as homenagens do Senado pelo centenário de Tancredo, será exibido nesta sexta-feira (05), às 18h, com reprise no sábado (6), às 10h, e no domingo (7), às 17h.

Na última quarta-feira (4), o Congresso promoveu uma sessão solene em homenagem a Tancredo, da qual participaram vários senadores e outras autoridades, como seu neto, o governador de Minas, Tancredo Neves. No mesmo dia, um busto de Tancredo Neves foi inaugurado e colocado no Salão Nobre do Senado.

O especial da Rádio Senado mostra a vida do político mineiro desde sua infância, em São João Del Rei, sua participação nos fatos mais dramáticos da história brasileira contemporânea, até a eleição em 1985 pelo Colégio Eleitoral. Reúne ainda depoimentos do ex-deputado federal Fernando Lyra, do presidente do Congresso, senador José Sarney, do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), sobrinho de Tancredo, e do historiador Marco Antônio Villa.

Outras homenagens

A programação de fim de semana da Rádio Senado inclui ainda uma homenagem a José Mindlin, empresário brasileiro que organizou a maior biblioteca privada do país. Ele será destaque no programa Autores e Livros, que vai ao ar no sábado, às 15h, e no domingo, às 9h.

A rádio homenageia ainda o sambista carioca Walter Alfaiate, descoberto tardiamente e que morreu em fevereiro. Sua obra será lembrada no programa Escala Brasileira, veiculado sábado, à 8h, com reprise na quinta-feira (11), às 23h.

Ainda no sábado, às 9h, o Prosa e Verso apresenta uma dramatização de Apólogo Brasileiro Sem Véu de Alegoria, de Alcântara Machado. No domingo, o programa Brasil Regional, às 8h, terá o violonista pernambucano João Pernambuco, expressão pura do violão brasileiro.

Enchentes

Na programação da semana, o Entrevista Especial aborda a questão das enchentes que provocaram morte e destruição no Brasil, discutindo soluções para o problema, que é recorrente no país. Já os desafios da geração de emprego no país são abordados no Fique Por Dentro da Lei, onde Daniela Castro, do IBGE, conta que 50% dos desempregados brasileiros são jovens.

No programa Sintonia Ambiental, da Rádio Senado vai mostrar como agricultores familiares e extrativistas se organizaram em cooperativas no cerrado brasileiro - a Central do Cerrado.

O programa Estação da Mídia debate as divergências entre as rádios comerciais e as comunitárias. Já o Senado Economia vai debater a pirataria de medicamentos, que teve audiência pública no Senado.



05/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares homenageiam centenário de Tancredo Neves

Congresso comemora centenário de Tancredo Neves

Começam homenagens a Tancredo Neves no Senado

Tancredo Neves, João Havelange e Bibi Ferreira serão homenageados pelo Senado

Parlamentares e governadores homenageiam Tancredo Neves

Sarney participa de homenagens a Tancredo Neves em São João Del-Rei