Centro Cultural no Rio será revitalizado



Localizada a dois quilômetros do Centro de Paty do Alferes, no estado do Rio de Janeiro, a 119 km da capital, a Aldeia de Arcozelo, complexo cultural voltado para teatro, dança e circo, ganha um projeto de completa revitalização e ocupação. Nesta quinta-feira (19), um termo de cooperação técnica e gestão executiva do espaço foi assinado pelo Ministério da Cultura (MinC), Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e Prefeitura Municipal de Paty do Alferes.

O projeto de revitalização inclui reforma, manutenção, operacionalização, funcionamento, ocupação e desenvolvimento do complexo, que conta com dois teatros (um deles ao ar livre), instalações para hospedagem e alimentação de grupos artísticos, salas de cursos e exposições e área de biblioteca.

A construção principal é uma “casa grande” da antiga Fazenda da Freguesia, com dois andares, em estilo colonial, construída em 1792, na época do ciclo do café. Nos anos 1960, o então embaixador carioca Paschoal Carlos Magno (1906 – 1980) transformou a propriedade na Aldeia de Arcozelo, com o propósito de criar ali um centro cultural, para a realização de projetos permanentes, com escola de teatro e local de aprimoramento e retiro para artistas. As obras de adaptação da Aldeia de Arcozelo mantiveram as características essenciais da fazenda. O complexo é gerido pela Fundação Nacional de Artes, através do Centro de Artes Cênicas (Ceacen).

 

Fonte:
Ministério da Cultura



19/04/2012 13:44


Artigos Relacionados


Centro Antigo de Salvador será revitalizado com recursos do PAC

Bosque plantado por constituintes será revitalizado

Parque que abriga nascentes do rio São Francisco será revitalizado

Centro Cultural da República

Centro de pesquisa do RS realiza exposição cultural

Presidente do Ibram visita centro cultural e museus em MG