Centro de Pesquisa do ICMBio comemora 10 anos de atividade com elaboração de novo Plano



Em comemoração aos 10 anos de atividades do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ocorrerá, durante os dias 19 e 21 de outubro, em João Pessoa (PB), a oficina de elaboração do Planos de Ação Nacional (PANs) dos Primatas do Nordeste. A oficina atenderá a cinco espécies ameaçadas de extinção em áreas que englobam os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Sob a coordenação do CPB, serão identificados os problemas que ameaçam a existência das espécies: macaco-prego-galego, guariba, guigó, guigó-de-coimbra-filho e macaco-prego-do-peito-amarelo e traçados objetivos e ações para alcançar metas de cunho conservacionista.

Com este novo Plano, o Centro passa a contemplar, através de quatro PANs, todas as espécies de primatas ameaçadas de extinção na Mata Atlântica – que correspondem a 50% dos mamíferos brasileiros considerados criticamente ameaçados. Confira os participantes das oficinas no site.

Na terça-feira (18) a comemoração contou com palestras e mesas-redondas sobre o histórico das conquistas CPB durante a última década e o impacto de sua atuação para a conservação de uma parcela tão significativa da fauna, especialmente por meio dos Planos de Ação Nacional (PANs) dos Muriquis, dos Mamíferos da Mata Atlântica Central e do Sauim-de-coleira, todos desenvolvidos pelo CPB e instituições parceiras. Na ocasião foi inaugurada a exposição itinerante “Primatas Brasileiros: Diversidade, Pesquisa e Conservação” e o lançamento da nova logomarca do Centro, inspirado no macaco Alouatta , gênero conhecido por encontrar populações em todos os estados do país com exceção de Sergipe, onde foi extinto.

 

Fonte:
ICMBio



20/10/2011 18:51


Artigos Relacionados


USP ganha novo centro de pesquisa e cirurgia

Centro de pesquisa completa 35 anos com inovação tecnológica rentável

Fernando Lázaro é o novo diretor do Centro Brasileiro de Pesquisa Física

Centro de prevenção de acidentes aéreos comemora 42 anos

Congresso comemora os 20 anos do Plano Real

Perillo comemora os 15 anos do Plano Real