Centro de referência fará pesquisa inédita no país



O Instituto do Câncer de São Paulo adotará uma linha de pesquisa em oncologia inédita no Brasil. Trata-se da técnica de molecular imaging, que permite mapear a pré-disposição das células do corpo humano em desenvolverem algum tipo de câncer.

Um acordo com a multinacional G&E, que cederá o equipamento necessário para a pesquisa (um Ciclotron), acaba de ser formalizado. Por meio da emissão de radioisótopos, é possível detectar o potencial do surgimento do câncer dentro das células.

A nova tecnologia vai auxiliar o instituto nos estudos científicos para o desenvolvimento de novos medicamentos que, no futuro, poderão agir na prevenção de determinados tipos de câncer.

Com o Ciclotron também será possível fazer simulações com fármacos e induzir tumores. A nova técnica permitirá mostrar as alterações bioquímicas, biológicas e moleculares que ocorrem juntamente com as mudanças anatômicas ocorridas nas células e que provocam o surgimento do câncer.

“Será um grande salto de qualidade na área de pesquisas sobre câncer no Brasil. Acreditamos que em pouco tempo o instituto se tornará referência internacional na produção de conhecimentos técnicos e científicos em oncologia”, afirma Giovanni Guido Cerri, professor titular da Faculdade de Medicina da USP e diretor geral d novo hospital.

M.A. / Secretaria da Saúde

(I.P.)



05/06/2008


Artigos Relacionados


Dia dos Pais: Conheça o Centro de Saúde do Homem, referência na América Latina

Instituto de Zootecnia completa 101 anos como referência na área de pesquisa do país

Norte, Nordeste e Centro-Oeste registram maioria dos casos de cefaleia crônica no País, segundo pesquisa

Conab faz pesquisa inédita sobre pinhão-manso

Pesquisa inédita da Embrapa vai ampliar fontes de etanol

Butantan descobre 30 novas moléculas em pesquisa inédita