Cepam: Fundação leva cerca de 3 mil crianças vão para o litoral
Previsão é de que 8.680 crianças participem do projeto
Durante esta semana, 2.880 crianças, de 65 cidades do Interior do Estado participam do Programa Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia 2006, que, durante todo o mês levará alunos de 9 a 11 anos da rede pública de ensino para conhecer o Litoral Paulista.
A previsão é de que 8.680 crianças que estudam na rede pública visitem as cidades do litoral e entrem no mar pela primeira vez. São 16 municípios que recebem as delegações, também chamados de hospedeiros.
Aprender brincando
Chegando nos municípios do litoral, as delegações são recebidas nos alojamentos e as crianças instaladas em turmas separadas de meninos e meninas. Após a chegada, descanso e alimentação, começam os passeios e a tão esperada ida para a praia, para conhecer e entrar nas águas salgadas do mar.
Além das praias, os alunos da rede oficial de ensino do Estado conhecerão museus e centros históricos em passeios educativos, assistirão à apresentações teatrais, participarão de diversas atividades de lazer, jogos e brincadeiras, passearão de barco, e visitarão aquários marinhos.
O Projeto
O Caravanas do Conhecimento vai levar para a Baixada Santista e os litorais sul e norte de São Paulo, 8.680 crianças de 9 a 11 anos, de 177 municípios do interior de São Paulo. Este ano, 16 cidades do litoral, incluindo Cubatão, receberão os estudantes.
Das regiões de Sorocaba e Itapeva, 24 municípios participam do projeto. Sarapuí, Salto de Pirapora, Mairinque, São Miguel Arcanjo e Boituva são alguns dos municipios da região de Sorocaba que estão no programa. Os estudantes viajam entre os dias 16 e 23 de janeiro para o litoral.
As viagens começam sempre às segundas-feiras, com retorno previsto para as sextas. Em janeiro, durante as semanas de 9 a 13; de 16 a 20 e de 23 a 27, o Programa vai atender 217 delegações (com 40 crianças cada), vindas de 177 municípios paulistas.
Realizado pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Economia e Planejamento e da Educação, e pelas Prefeituras Municipais, o Programa Caravanas do Conhecimento é organizado e coordenado pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) com a parceria de órgãos e secretarias estaduais. Na edição passada do Interior na Praia, 7.520 estudantes visitaram o litoral paulista.
“Criado na década de 80 com o intuito de disseminar o conceito de aprender brincando, levando crianças com idade entre 9 e 11 anos de idade, da rede oficial de ensino do Estado, para conhecerem regiões e paisagens, cultura e histórias diferentes daquelas que estão acostumadas em suas cidades de origem, o Programa Caravanas do Conhecimento, dividido em duas etapas, já favoreceu aproximadamente 25 mil crianças”, esclarece Renato Amary
A etapa de verão, Interior na Praia, acontece sempre em janeiro e leva crianças do interior para o litoral, e a etapa Redescobrindo o Interior faz o caminho inverso, levando crianças da Capital e das cidades litorâneas para o interior do Estado.
A programação completa das atividades e cidades participantes, com os locais e telefones para contato, está disponível na página do programa Cepam: Fundação leva cerca de 3 mil crianças vão para o litoral
Cepam leva mais de 8 mil alunos da rede pública para ver o mar
Cepam leva mais de 8 mil alunos da rede pública para ver o mar
Cepam: Projeto leva 7 mil estudantes para visitar o Interior a partir do dia 10
Educação: Cepam leva alunos da rede pública para visitar o Interior
Luz para todos leva energia a cerca de 25 mil famílias indígenas