Cepam: Monitores são treinados para cuidar de estudantes em viagem ao interior
Programa Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o Interior 2006 será nas férias de julho
A Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam treina neste mês os monitores que acompanharão crianças no Programa Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o Interior 2006, nas férias de julho. A iniciativa vai levar quase 7 mil alunos da rede oficial de ensino com idades entre 9 e 11 anos da capital, Grande São Paulo e municípios do litoral para conhecer o interior do Estado.
No litoral, os treinamentos foram realizados nas cidades de Ilha Comprida, Itanhaém, Praia Grande, Guarujá e Caraguatatuba. Para a capital e municípios de sua região metropolitana, a capacitação dos monitores começa na quarta-feira e segue até 3 de julho, na sede do Cepam, na Cidade Universitária. O Cepam integra a Secretaria de Estado da Economia e Planejamento.
Promovidos pela Coordenadoria de Relações Institucionais (CRI) e Escola Cepam de Gestão Municipal, departamentos da Fundação Faria Lima, os treinamentos devem reunir 692 monitores. Eles devem ser maiores de 21 anos, demonstrar espírito de iniciativa e liderança. “São a referência dos alunos durante as viagens, pois atuam como pais, mães, amigos e companheiros de todas as horas e devem ter tato com crianças”, diz Vicente Curti, da CRI.
Os técnicos da fundação irão oferecer aos monitores orientações sobre o funcionamento geral do programa, com dicas de segurança, transportes, noções de primeiro socorros, entre outras. Ressaltarão a importância de promover o conceito de “aprender brincando”, o que possibilita aos alunos conhecer melhor a cultura e o modo de vida do interior, as histórias e tradições rurais, o meio ambiente e a economia local. Os monitores assistem, ainda, ao vídeo institucional do Redescobrindo o Interior do ano passado.
Cultura e lazer
O Programa Caravanas do Conhecimento divide-se em duas etapas. Em janeiro, ocorre o Interior na Praia (que neste ano registrou recorde de participação, com quase 9 mil crianças). Em julho, é a vez do Redescobrindo o Interior.
Em 2006, essa segunda etapa será realizada em duas semanas de viagens. A primeira, de 10 a 14, e a segunda, de 17 a 21 de julho. Serão mobilizadas cerca de 8 mil pessoas, entre crianças, monitores, policiais militares (que acompanham as delegações para garantir a segurança dos alunos), motoristas e funcionários da rede oficial de ensino.
Durante a estadia de cinco dias, em escolas adaptadas nos municípios chamados de hospedeiros, as crianças participam de atividades culturais e de lazer, podendo vivenciar a identidade cultural do interior, o modo de vida rural e das pequenas cidades.
SERVIÇO
Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) – Avenida Professor Lineu Prestes, 913 – Cidade Universitária – São Paulo.
Horários e locais das viagens estão no site do Cepam (www.cepam.sp.gov.br), no lin
06/12/2006
Artigos Relacionados
Cepam: Começa treinamento de monitores para o Redescobrindo o Interior
Educação: Cepam treina monitores para o Redescobrindo o Interior 2006
Cepam: Redescobrindo o Interior prossegue treinamento para monitores da Grande SP e Capital
Cepam: Projeto leva 7 mil estudantes para visitar o Interior a partir do dia 10
Cepam: Programa leva 7 mil estudantes da rede pública ao Interior do Estado
Cepam: Interior na Praia 2007 vai levar 8 mil estudantes ao Litoral, a partir de 8 de janeiro