Cerca de 70% das escolas de Pernambuco aderiram à educação em tempo integral



Atualmente, dos 185 municípios pernambucanos, 174 têm escolas participantes do Mais Educação


Em Pernambuco, o número de adesão de escolas do ensino fundamental ao Programa Mais Educação cresceu 70,6%, entre 2010 e 2012. Nesta quinta-feira (27), Recife recebe técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para orientar escolas que participam do programa sobre a prestação de contas dos recursos recebidos.

Os recursos do governo federal são depositados na conta das escolas para custeio de atividades da educação integral. Atualmente, dos 185 municípios pernambucanos, 174 têm escolas no programa.

Após a criação de um comitê, Pernambuco começou a atuar em seis cidades da região metropolitana de Recife, o que possibilitou maior diálogo com as secretarias municipais de Educação. Em 2011, o comitê promoveu o primeiro fórum de educação integral. O segundo está previsto para outubro ou novembro deste ano.

Entre as ações de estímulo ao Mais Educação no estado, em 2011, foi oferecido o curso Educação Integral: Gestão Pedagógica na Relação Conhecimento-Saber, com 170 horas de duração, para 200 coordenadores, gestores das secretarias, alunos de licenciatura e educadores sociais. Em 2012, o curso de múltiplos saberes, para 106 profissionais, com 176 horas de duração. Ainda para este ano estão previstos cursos de extensão e aperfeiçoamento.