Certificado garante qualidade de orgânicos no País
Os produtores de alimentos orgânicos têm até 31 de dezembro deste ano para se adaptar às novas regras de produção no País. Para garantir a qualidade na comercialização e tornar possível o processo de venda, o agricultor deve estar certificado e cadastrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde a produção até a armazenagem, transporte e comercialização, os ingredientes orgânicos devem ser bem cuidados para que a qualidade seja assegurada.
A necessidade da certificação foi um dos temas apresentados durante a 6ª Semana dos Alimentos Orgânicos, promovida nesta semana, em Brasília, com o objetivo principal de orientar os agricultores sobre sua adequação aos mecanismos de controle para garantia de qualidade dos orgânicos.
Segundo o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rogério Dias, a regularização é baseada em normas para produção e comercialização dos produtos, incluindo armazenamento, rotulagem, transporte, certificação e fiscalização. Por este motivo, devem ser tomadas providências, como proteger os produtos orgânicos para que eles não se misturem com materiais e substâncias não permitidas, além de cumprir com todas as exigências das legislações específicas e identificar os produtos para venda avulsa e por atacado.
A certificação será estabelecida pelo selo do Sistema Brasileiro de Conformidade Orgânica, autorizado a partir do momento em que o produtor cumprir as novas regras. Os interessados podem obter informações sobre legislação, cartilhas educativas para adequação aos novos regulamentos, passo-a-passo de formulários para cadastros e credenciamento no site do Mapa e nas representações estaduais do ministério.
Para isso, o coordenador do Mapa sugere que sejam tomadas algumas providências, como: proteger, em todo momento, os produtos orgânicos para que eles não se misturem com materiais e substâncias não permitidas; cumprir as exigências das legislações específicas e identificar os produtos para venda avulsa e por atacado também.
Fonte:
Ministério da Agricultura
Saiba mais sobre alimentação saudável no Portal Brasil.
29/07/2010 22:05
Artigos Relacionados
Hospital Estadual de Sumaré recebe certificado internacional de qualidade
Governo quer incentivar produção e consumo de produtos orgânicos no País
SP entrega 1ª escola pública com certificado ambiental do país
Lançado mapa que permite ao consumidor encontrar feiras de orgânicos em todo o País
Mato Grosso e Pará têm maiores áreas de orgânicos do País, revela pesquisa do Mapa
Técnica garante qualidade do biodiesel