Certos destinos de viagem exigem imunização contra a febre amarela; vacine-se gratuitamente
Lista completa de postos que oferecem a vacina está disponível no site do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria
Dependendo do destino escolhido para as férias de janeiro, é bom listar uma tarefa importante: a de checar se o local pede para que o visitante tome vacina contra a febre amarela, que deve ser tomada até dez dias antes da viagem.
- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
A vacina é indicada a partir dos nove meses de idade; é contraindicado para crianças menores de seis meses, pessoas em tratamento para câncer, HIV e gestantes (com exceção se houver alto risco de exposição).
A lista completa de postos que oferecem gratuitamente a vacina está disponível no site do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria. "A vacinação é a única medida eficaz para evitar a infecção, e está disponível gratuitamente em postos de saúde", afirma a diretora de imunização da Secretaria da Saúde, Helena Sato.
Nas áreas silvestres de algumas regiões e Estados brasileiros, como Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e parte do Estado de São Paulo, o risco de contágio pela febre amarela é maior. Por isso a prevenção é fundamental para evitar a doença.
Alguns países também exigem um certificado internacional obrigatório de imunização contra a febre amarela para permitir a entrada de turistas. É possível ter mais informações sobre o Certificado Internacional de Vacinação no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Febre amarela
Trata-se de doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de "borra de café" e diminuição da urina.
Do Portal do Governo do Estado
12/22/2013
Artigos Relacionados
SP recomenda imunização contra sarampo e febre amarela a viajantes
Vacinação contra febre amarela tem validade de dez anos
Postos de saúde oferecem vacina contra febre amarela
Postos de saúde oferecem vacina contra febre amarela
SP alerta para vacinação contra sarampo e febre amarela antes das férias
Saúde: Secretaria reforça vacinação contra febre amarela antes das férias