CET quer conscientizar motoristas da importância da carona



Funcionários de pelo menos 11 empresas foram incentivados a compartilhar o carro hoje

Pelo menos 11 empresas da capital montaram estratégias para que seus funcionários participem do Mutirão da Carona, hoje. Material de publicidade foi preparado para ser distribuído e facilitar o diálogo entre os funcionários que moram em locais próximos e, muitas vezes, não têm conhecimento. Alguns estabelecimentos orientaram os funcionários a cadastrar, na Intranet, o seu itinerário. Dessa forma, podem encontrar pessoas que façam o mesmo caminho para ir ao trabalho.

O Mutirão da Carona pretende conscientizar a população das grandes cidades, principalmente das regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas, sobre a importância da carona para a redução, em curto prazo, dos congestionamentos e das emissões de poluentes. Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a taxa de ocupação média dos automóveis na capital é de 1,5 pessoa por veículo. Dos carros que trafegam pela cidade de São Paulo, 64% circulam apenas com o motorista. A proposta do mutirão é incentivar as pessoas a ocupar os lugares ociosos nos seus automóveis.

Projeto estratégico – Outras 22 instituições, entre as quais bancos e shopping centers, estão divulgando o mutirão entre os seus funcionários para incentivar as pessoas a aderir à carona solidária. Nestes dias que antecedem o mutirão, estão sendo distribuídos panfletos em pedágios, para explicar a importância da carona solidária no combate ao trânsito e à poluição. Faixas e cartazes também foram colocados em locais públicos, como estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Hoje, haverá intervenções pela cidade, com distribuição de folders, adesivos, camisetas e bonés da campanha e a “multa legal” – forma lúdica de interagir com os motoristas que estiverem sozinhos em seu veículo. Eles vão receber uma “multa” fictícia com informações sobre a importância da carona. O Mutirão da Carona integra o projeto ambiental estratégico Mutirões Ambientais, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

Desde setembro, o projeto realizou o Mutirão Verde (plantio e conservação de árvores), o Mutirão Ambiental (“evite sacolas plásticas”), o Mar Limpo (recolhimento de resíduos sólidos do mar) e o Mutirão Azul (uso racional da água). Para este ano, estão programados outros quatro mutirões: de recolhimento de lixo eletrônico (celulares, pilhas, baterias, etc.), de reciclagem de óleo de cozinha e a repetição do Mutirão Ambiental e do Mar Limpo.SERVIÇO

No site www.ambiente.sp.gov.br/mutiraodacarona, empresas podem registrar a sua participação no evento e também solicitar materiais de divulgação, como folders, cartazes, adesivos, bonés e camisetas. Na página eletrônica, há informações sobre meio ambiente, poluição veicular e seus reflexos para a saúde.

Da Secretaria do Meio Ambiente



05/28/2008


Artigos Relacionados


Mutirão incentivará os motoristas de São Paulo a dar carona

ONG busca conscientizar brasileiros sobre a importância da biodiversidade

USP: Evento pretende conscientizar a sociedade da importância da política de proteção à vida

Mozarildo anuncia seminário em Roraima para conscientizar eleitor sobre importância do voto

Folhetos orientam motoristas sobre importância da qualidade do ar

Campanha reforça a importância da não ingestão de bebida alcoólica por motoristas