CGU premia boas práticas de controle e transparência



A Controladoria-Geral da União (CGU) premiou, nesta segunda-feira (09), os vencedores do 1º Concurso de Boas Práticas de Controle e Transparência no âmbito do governo federal.

A entrega da premiação ocorreu durante cerimônia em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção, realizada em Brasília, que contou com a presença do ministro-chefe da CGU, Jorge Hage; do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot; do Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams; e dos ministros da Educação, Aloizio Mercadante; do Turismo, Gastão Vieira; e da Integração Nacional, Francisco Teixeira.

O concurso, criado para estimular e reconhecer iniciativas que promovam melhorias efetivas no controle interno de órgãos e entidades do governo federal ou que incrementem a transparência de seus atos, levou em conta cinco critérios: aplicabilidade, criatividade, inovação, simplicidade e utilidade.

Na categoria ‘Aprimoramento dos Controles Internos Administrativos’, os vencedores foram: ‘Sistema de Controle de Demandas Externas’, do Ministério do Turismo; ‘Gestão de Atas de Registros de Preços’, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação; e ‘Sistema de Gestão de Eventos para Suprimentos’, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Os prêmios foram entregues pelo secretário Federal de Controle Interno, Valdir Agapito, que ressaltou a importância dos benefícios gerados por cada iniciativa.

Na categoria ‘Promoção da Transparência’, os vencedores foram: ‘Cartão de Pagamento de Defesa Civil’, lançado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional; a ‘Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais’, do Ministério do Planejamento (MP); e o ‘Sistema de Acompanhamento de Contrato de Repasse’, do Ministério do Turismo. A premiação foi entregue pelo secretário de Transparência e Prevenção da Corrupção, Sérgio Seabra, que anunciou o lançamento da sexta edição do Concurso Nacional de Desenho e Redação para alunos de escolas públicas e privadas.

Confira os trabalhos vencedores e saiba mais sobre o concurso

Ex-dirigentes da CGU foram homenageados

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), que todo ano premia pessoas, instituições ou iniciativas que tenham contribuído significativamente na prevenção e combate à corrupção, homenageou Luiz Navarro, ex-secretário-executivo da CGU que deixou o órgão no início do ano. Bastante emocionado, Navarro agradeceu a premiação, ressaltando que ela é fruto do empenho de todos os servidores da Casa.

Já a Associação Nacional dos Auditores Federais de Controle Interno (Anafic) condecorou Waldir Pires. O ex-ministro da CGU relembrou o momento em que foi convidado, em 2003, pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para assumir o órgão. Na época, a CGU ainda era apenas Corregedoria-Geral da União e, segundo Pires, foi a partir de uma sugestão dele que o órgão passou a ter a atribuição de controladoria-geral.

ECT lança selo postal para comemorar 10 anos da CGU

A cerimônia foi encerrada com o lançamento de um selo postal e um carimbo criados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em homenagem ao Dia Internacional contra a Corrupção e aos 10 anos de criação da CGU.

Fonte:

Controladoria-Geral da União



10/12/2013 12:25


Artigos Relacionados


MTur premia boas práticas de destinos turísticos

Inscrições abertas para concurso de boas práticas e transparência na gestão pública

SP premia as melhores práticas de gestão

Crosp empossa novos conselheiros e premia boas iniciativas odontológicas

PGU é finalista de concurso sobre Boas Práticas da CGU

Prêmio vai selecionar 500 boas práticas culturais