CGU reúne ouvidorias públicas para definir novo sistema integrado de informações



A Ouvidoria-Geral da União (OGU) promoverá, na próxima quarta-feira (6), a primeira Reunião Geral de Ouvidorias Públicas. A ideia é reunir integrantes de todas as ouvidorias especializadas dos órgãos da administração pública federal para discutir a criação e implantação de um sistema integrado para o setor, com as informações das ouvidorias públicas do País. A OGU, órgão vinculado à Controladoria-Geral da União (CGU), espera reunir no evento aproximadamente 150 participantes. 

O ouvidor-geral da União, José Eduardo Elias Romão, informou que, a partir dessa primeira reunião, o esforço será padronizar o serviço de atendimento de todas as ouvidorias públicas. "A partir desse primeiro encontro surge uma nova Ouvidoria-Geral da União, com a missão precípua de compor uma rede de auxílio e atenção ao cidadão", completou. 

Com a implantação do novo sistema de ouvidorias "o ganho para o cidadão será imediato", diz ele, pois quando o Estado organiza melhor o seu sistema de atendimento, passa a atender melhor as demandas do cidadão. 

"Nossa ideia é contribuir para que, ao se dirigir a um órgão, a uma ouvidoria especializada, o cidadão obtenha resposta efetiva para seus problemas e possa, assim, atribuir maior credibilidade não apenas àquele órgão que o atendeu, mas a todo o Estado", informou Romão.

Ouça a entrevista do ouvidor-geral.

O ouvidor-geral da União ressalta que um avanço importante gerado pelo sistema de ouvidorias públicas será a identificação dos locais de maiores índices de ineficiência na prestação de serviços públicos e também a definição de critérios objetivos para a mediação entre os cidadãos e todos os órgãos do governo.

Mas, para que o plano estratégico da Ouvidoria-Geral da União produza resultados concretos - isto é, respostas aos problemas e melhorias para os serviços públicos - é preciso uma pactuação com todas as ouvidoras especializadas: "Pretendo unificar; relacionar claramente as manifestações e as críticas recebidas pelas ouvidorias; as melhorias, as consequências benéficas para todo o conjunto da população nos serviços públicos prestados e nas políticas públicas realizadas", destaca Romão. 

O encontro será realizado de 14h30 às 19h, no Unique Palace, Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), Trecho 2, Conjunto 42, Asa Sul, Brasília – DF

 

Fonte:
Controladoria-Geral da União



01/07/2011 16:42


Artigos Relacionados


Ouvidorias públicas discutem criação de sistema integrado para o setor

Balsas terão novo sistema integrado de monitoramento eletrônico

Novo sistema integrado prevê acesso online do servidor a toda sua vida funcional

Novo módulo comercial do Sistema Integrado de Comércio Exterior será lançado nesta quinta-feira (9)

Governo criará novo sistema para reunir informações sobre segurança

Novo conselho se reúne para avaliar Sistema Nacional de Defesa Civil