Chamada pública de assistência técnica vai atender 115 assentamentos federais de SP



O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) lançou uma chamada pública com o objetivo de contratar serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para 115 assentamentos federais de São Paulo, atendendo a um total de 10.387 famílias. O edital da chamada foi publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira (7).

O valor da chamada é de R$ 15 milhões e prevê a contratação de 122 técnicos. Os assentamentos federais foram divididos em cinco núcleos operacionais: Pontal do Paranapanema, Andradina, Promissão, Araraquara e São Paulo.

Podem participar somente as instituições credenciadas no Sistema Informatizado de Ater (Siater). O prazo para a apresentação das propostas é de 30 dias, contados a partir da data da publicação do edital. A execução dos serviços é prevista para 12 meses, podendo ser prorrogado conforme o interesse da administração pública. A fiscalização do contrato ficará a cargo do Incra no estado.

Para instituir a chamada pública como mecanismo de seleção e contratação de prestadores de serviços de Ater, a Lei 12.188/2010, que instituiu a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater), alterou dispositivos da Lei 8.666/93, que rege as licitações na administração pública federal. O credenciamento prévio das instituições é uma das exigências da Lei 12.188.

Qualificação

Os serviços de Ater têm como objetivo principal promover a viabilidade econômica, a sustentabilidade socioambiental e a segurança alimentar e nutricional das famílias assentadas. São fundamentais, portanto, segundo o Incra, para a qualificação dos assentamentos rurais, tornando-os unidades de produção estruturadas, inseridas de forma competitiva no mercado e integradas à dinâmica do desenvolvimento municipal e regional.

Entre as atividades previstas no edital estão visitas técnicas aos lotes, oficinas, cursos, dias de campo e reuniões. A assistência técnica também deve assegurar às famílias assentadas o acesso a créditos e a outras políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (Ppais).

O edital da chamada pública número 1 de 2011 está disponível no site do Incra e no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Fonte:
Incra



08/11/2011 19:52


Artigos Relacionados


Brasil Sem Miséria: chamada de assistência técnica e rural vai atender a mais de 5 mil famílias Quilombolas

Chamada pública de assistência técnica para mulheres rurais é divulgada

Divulgado resultado da primeira chamada pública de assistência técnica sustentável

Chamada pública vai selecionar entidades executoras de assistência técnica no Acre

Incra lança chamada pública para assistência técnica rural

Incra do Piauí abre chamada pública para prestadoras de assistência técnica