Chanceler brasileiro visita o Panamá nesta segunda-feira



O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, está nesta segunda-feira (13) no Panamá, onde se reunirá com o chanceler e vice-presidente do país, Juan Carlos Varela Rodríguez, e o presidente do Panamá, Ricardo Martinelli. Será a primeira visita do chanceler brasileiro a um país da América Central.

Em virtude da sua localização geográfica e da sua vocação econômica - com ênfase em transporte marítimo, logística portuária, aviação e administração aeroportuária, serviços financeiros e comércio -, as parcerias entre Brasil e Panamá oferecem grande potencial de aprofundamento. A frequência de 50 voos semanais entre os países demonstra as oportunidades no relacionamento entre os países.

O país foi escolhido como sede da Embrapa Américas. Esse escritório tem como objetivo apoiar iniciativas voltadas à segurança alimentar e à produção de alimentos para gerar energia. Há possibilidades de cooperação na área de biocombustíveis. O Panamá recentemente adotou nova legislação prevendo percentual obrigatório de mistura de etanol à gasolina. Também a Eletrobras anunciou a abertura de escritório no Panamá, para apoiar sua crescente atuação na América Central.

O Panamá é o segundo maior parceiro comercial do Brasil na América Central e vive momento de expressivo dinamismo econômico, impulsionado por obras públicas, o que cria oportunidades comerciais e de investimentos para empresas brasileiras. Em 2010, o intercâmbio bilateral totalizou US$ 382 milhões, com superavit de US$ 325 milhões para o Brasil.

 

Fonte:
Ministério das Relações Exteriores

 

13/06/2011 15:17


Artigos Relacionados


Chanceler brasileiro faz visita oficial ao Catar

Chanceler brasileiro realiza visita de trabalho nos EUA

Congresso Brasileiro de Agribussines começa nesta segunda-feira (9) em SP

Segunda fase da Campanha Nacional do Desarmamento começa nesta segunda-feira (12)

Relação de aprovados na segunda chamada do Sisu sai nesta segunda-feira (28)

Vice-Chanceler da Malásia visita o Brasil