Chuva: Santa Catarina registra 14 cidades em estado de emergência
Sobe para 14 o número de municípios em estado de emergência devido à chuva que atinge Santa Catarina. Segundo o último boletim da Defesa Civil, divulgado na manhã desta sexta-feira (9), 551.772 pessoas foram afetadas até agora, em 64 municípios. Um homem de 66 anos, de Guabiruba, morreu quando o telhado que consertava desabou.
A situação é mais crítica nas cidades do Alto Vale do Itajaí, onde o nível do Rio Itajaí-Açu atingiu 12,40 metros nesta manhã. A previsão da Defesa Civil é que chegue a 12,80 metros nas próximas horas.
O coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira, disse que, diante da gravidade da situação, acredita que a chuva deve atingir 80% das regiões de Brusque, Blumenau e do Alto Vale do Itajaí, a mesma porcentagem afetada na enchente de 2008. Em Itajaí, cerca de 2 mil pessoas já deixaram suas casas e estão abrigadas em igrejas, escolas e clubes.
“Apesar da trégua que a chuva deu agora pela manhã, o volume de água acumulado nas últimas horas é muito grande. Em Itajaí, o acumulado chega a 150 milímetros e por estar localizado no final da bacia hidrográfica deve receber toda a água do vale nas próximas horas. Estamos com vários pontos ribeirinhos em estado de emergência.”
Orientações
A Defesa Civil lembra aos moradores da região que, durante as enchentes de 2008, os imóveis ficaram submersos a 2 metros. Portanto, mantém alerta, desde a noite desta quinta-feira (8), orientando os moradores que retirem tudo o que puderem de suas casas. “Quem foi atingido em 2008, com a água chegando a 1 metro, deve levantar os móveis e sair de casa na manhã desta sexta-feira”, avisou o coordenador.
O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) informa que vai interromper o fornecimento de água a partir das 10 horas. A qualidade da água que está chegando é imprópria para o consumo. A orientação é que a população racione a água e a armazene em garrafas e baldes.
Além disso, o governo de Santa Catarina suspendeu as aulas em todas as escolas estaduais devido às cheias de rios e ribeirões. A maioria das escolas do Vale do Itajaí está servindo de abrigo para as pessoas que tiveram que deixar as casas nas últimas horas.
A Polícia Rodoviária Federal recomenda cautela aos motoristas que vão trafegar pelas BRs 470, 282, 280, 116 e 101, pois devido ao volume de chuva, existem quedas de barreira em vários pontos e risco iminente de obstrução de pistas.
Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri), a chuva diminuiu, mas o estado deve permanecer em alerta. O acumulado de chuva nas últimas 92 horas em Santa Catarina já ultrapassa 200 milímetros (mm) em alguns municípios. Segundo a Defesa Civil, os valores observados representam, na maioria das cidades, o volume esperado para o mês inteiro.
Fonte:
Agência Brasil
09/09/2011 15:56
Artigos Relacionados
Santa Catarina tem 106 cidades em situação de emergência por causa da chuva
Santa Catarina tem 73 cidades em situação de emergência por causa da chuva
Defesa Civil vê emergência em 50 cidades de Santa Catarina
Santa Catarina tem 81 cidades em situação de emergência por causa das chuvas
Sobe para 91 o total de cidades em situação de emergência em Santa Catarina
Sobe para 55 número de cidades em situação de emergência em Santa Catarina