Chuvas beneficiam milho segunda safra e culturas de inverno, informa a Conab
A Compannhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta terça-feira (6) o mais recente Boletim Agroclimático para Avaliação de Impactos nas Culturas elaborado pelos técnicos de geotecnologia, que prevê chuvas acima da média nos meses de abril, maio e junho nas regiões Sudeste e Sul do País. O prognóstico indica que as chuvas acima da média histórica no sul de São Paulo e do Paraná ao Rio Grande do Sul, deverão favorecer culturas importantes como o milho segunda safra (em parte do Paraná) e o trigo (em parte dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo).
Embora as chuvas possam beneficiar estas culturas, os técnicos recomendam que os produtores fiquem atentos aos controles fitossanitários, devido à possibilidade de incidência de doenças fúngicas. "Elas podem ocorrer em função do excesso de umidade e de temperaturas elevadas nas lavouras", observa o consultor em agrometeorologia da Conab, Jorge Lulu. A Conab é um órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Os boletins agroclimáticos trimestrais divulgados pela Conab estabelecem os graus de impacto nas principais culturas agrícolas do país. São baseados nos prognósticos climáticos oficiais elaborados em consenso entre o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e diversos Centros Estaduais de Meteorologia.
Fonte:
Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
07/04/2010 12:02
Artigos Relacionados
Culturas de inverno da safra 2010 já têm preços mínimos definidos
Conab leiloa 6,5 mil toneladas de sisal da safra 2010/2011 na segunda (23)
Conab faz estudo de campo das culturas de verão a partir do dia 17
Agricultura publica preço mínimo das culturas de inverno e produtos regionais
Conab vai negociar 30 mil toneladas de milho no dia 31 de maio
Conab realiza leilões de milho e arroz