Chuvas de março trarão mais dengue
- Chuvas de março trarão mais dengue
- As águas de março que inspiraram Tom Jobim enchem de medo os infectologistas. "A epidemia de dengue pode estar apenas começando", alerta Plínio Leite Neto, chefe do Departamento de Zoonoses e Vigilância Sanitária de Niterói. As chuvas intensas a partir do mês que vem favorecerão o surgimento de novas áreas propícias à proliferação do Aedes aegypti.
Para Carlos Magno, diretor do Climatempo Meteorologia, até abril o índice pluviométrico poderá superar em 40% a média dos últimos anos. Enquanto isso, as autoridades não conseguem, sequer, acompanhar a evolução da crise. Quase 93% das notificações da doença divulgadas sexta-feira dizem respeito a janeiro. (pág. 1 e 24)
- Editais publicados no "Diário Oficial" pelo Ministério da Educação buscam 230 prefeitos acusados de desvios de verbas. Todos com "endereço desconhecido". Entre eles está Olenka Targino, ex-prefeita de Cacimba de Dentro (PB) e deputada com gabinete de fácil localização na Assembléia Legislativa. (pág. 1 e 2)
- O Primeiro Comando da Capital (PCC) cresceu. Ao transferir os líderes da facção criminosa dos presídios paulistas para outros estados, o Ministério da Justiça permitiu que se espalhassem pelo País e arregimentassem um exército de bandidos. O PCC tem pauta de reivindicações e aliados fora das cadeias. (pág. 1 e 4)
- À procura de dirigentes de esquerda desaparecidos, a Comitiva de Direitos Humanos do Paraguai descobriu por acaso, na 6ª Comissária Policial de Assunção, documentos que trazem à tona novos dados sobre a repressão no regime do general Alfredo Stroessner. Hoje sob a guarda do juiz Jorge Bogarín, para ser analisado, o material inclui milhares de fichas de estrangeiros residentes no país nos anos 70.
Segundo um defensor público, os vigiados eram opositores perseguidos, mas pouco conhecidos. O destino deles é ignorado. "Acreditamos que aquele lugar era um centro de torturas", contou o advogado Martin Almada, que participou da descoberta. (pág. 1 e 13)
- Na última década, a população nas favelas do Rio cresceu seis vezes mais do que nos bairros regulares. Hoje, um quinto dos moradores da cidade vive em comunidades de baixa renda. As regiões com as maiores taxas de expansão populacional são Barra da Tijuca e Jacarepaguá. (pág. 1 e 21)
- O suave inverno carioca, emoldurado pela vista da praia de Ipanema, dissipou qualquer névoa de hesitação. Da cobertura de um hotel de luxo da zona sul do Rio Roseana Sarney tomou a decisão que mudaria sua vida e as previsões eleitorais de 2002. Em julho passado, a governadora do Maranhão jantava em volta da piscina com o marido, Jorge Murad.
O ex-deputado Saulo Queiroz, secretário-geral do PFL, e o jornalista Antônio Martins, assessor do partido, dividiam a mesa com o casal. Queriam o sim de Roseana para dedicar-lhe o programa político que iria ao ar em rede nacional no mês seguinte. Murad ajudou: "O PFL precisa dessa definição".
Saulo garantiu que o partido bancaria a escolha do publicitário Nizan Guanaes, eleito pela governadora para apresentá-la ao País. Roseana capitulou. Saulo não esperou a sobremesa. Rumou para o aeroporto. O trabalho pedia urgência. (...) (pág. 3)
Colunistas
COISAS DA POLÍTICA - Dora Kramer
- Um conjunto de regras às quais terão de se submeter os funcionários públicos de alto escalão, durante a campanha eleitoral, será publicado no "Diário Oficial" de amanhã. Trata-se de uma resolução da Comissão de Ética Pública, que autoriza a participação de autoridades, "na condição de cidadão-eleitor", em eventos de natureza político-eleitoral, mas estabelece os termos em que se dará isso e os limites do que pode ou não pode ser feito por ministros, secretários, diretores de autarquias, empresas públicas ou de economia mista e agências reguladoras. (...)
Na resolução não há nada que já não esteja estabelecido em lei. A diferença é que o rito, na eventualidade de punição, é bastante mais rápido que o da Justiça. Enquanto a infração de uma lei requer processo de julgamento longo, a desobediência à resolução da Comissão de Ética pode resultar na advertência ou na demissão de servidor, ambas por decisão imediata da comissão. (...) (pág. 2)
(Informe JB - Ricardo Boechat) - Advogados gaúchos começam, esta semana, um mutirão para tentar receber dívidas de empresas argentinas junto a fornecedores brasileiros.
Os valores superam US$ 2 bilhões, segundo a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.
Mais da metade cheira a irrecuperável. (pág. 6)
Editorial
"IDADE DA RAZÃO"
As pesquisas continuam a oferecer ao candidato do PT preferência majoritária. Uma candidatura de esquerda, assumida, traduz em si aperfeiçoamento democrático. Justiça se faça: da primeira eleição que disputou em 1989 à atual sucessão presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva procurou tirar da realidade social brasileira lições que o distanciaram do radicalismo inicial - e o recomendaram à convivência democrática. (...)
Não há o menor indício de que o PT possa ser portador de qualquer ameaça à estabilidade política e institucional brasileira. Basta atentar para o mérito da discussão que opõe à corrente radical no PT a proposta de moderação que não se limita a palavras e já se traduz em atos. (...) (pág. 10)
Topo da página
02/24/2002
Artigos Relacionados
Estradas: Obras na SP 191, em Rio Claro, trarão mais segurança aos usuários
Certidões de óbito e nascimento não mais trarão indicação de condição de pobreza
JUROS MAIS BAIXOS TRARÃO ALÍVIO PARA O CAMPO, DIZ MAURO MIRANDA
Com chuvas e calor, é preciso redobrar combate à dengue
Casos de dengue no Rio de Janeiro aumentam 17% entre fevereiro e março
Marco Maciel pede que governo federal ajude estados nordestinos atingidos pelas chuvas