CI debate formação de mão de obra
Matéria retificada em 26/02/2010 às 19h06
A Comissão de Serviços de Infraestrutura inicia, nesta segunda-feira (1º), a partir das 18h, o ciclo de audiências públicas "Recursos Humanos para Inovação e Competitividade". O primeiro painel tratará da "Formação e capacitação de mão de obra necessária para enfrentar os desafios nos setores ligados à infraestrutura do país".
Foram convidados o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães; o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Joe Carlo Viana Valle; o reitor da Universidade Castello Branco do Rio de Janeiro, Paulo Alcântara Gomes; e o diretor da Novacap e ex-presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Wilson Lang.
Ciclo de debates
A intenção deste novo ciclo de debates organizado pela CI é discutir a formação e capacitação de mão de obra necessária para enfrentar os desafios nos setores ligados à infraestrutura no país. Serão realizadas 14 audiências, entre 1º de março e 17 de junho, dentro da programação da Agenda Desafio 2009-2015.
Segue a programação:
- Painel 1, dia 1º de março: Formação e capacitação de mão de obra necessária para enfrentar os desafios nos setores ligados à infraestrutura do país.
- Painel 2, dia 8 de março: A Política de formação e capacitação de recursos humanos frente à política de desenvolvimento produtivo.
- Painel 3, dia 15 de março: Desafios, necessidades e perspectivas da formação e capacitação de profissionais da área de engenharia no Brasil.
- Painel 4, em 22 de março: Desafios, necessidades e perspectivas na formação e capacitação de recursos humanos em energia - Petróleo e Etanol.
- Painel 5, no dia 29 de março: Desafios, necessidades e perspectivas na formação e capacitação de recursos humanos para exploração, refino e distribuição dos produtos existentes nas reservas petrolíferas do pré-sal.
- Painel 6, dia 12 de abril: Desafios, necessidades e perspectivas na formação e capacitação de recursos humanos para prospecção e exploração mineral.
- Painel 7, dia 19 de abril: Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas em 2016. Demandas das cidades que sediarão os dois eventos. Necessidade de infraestrutura e de formação e capacitação da mão de obra necessária
- Painel 8, dia 26 de abril: Desafios, necessidades e perspectivas de recursos humanos na formação e capacitação para a exploração e comercialização de gás e da área de petroquímica.
- Painel 9, dia 3 de maio: Desafios, necessidades e perspectivas na formação e capacitação de recursos humanos na exploração de recursos energéticos e geração de energia.
- Painel 10, em 10 de maio: Desafios, necessidades e perspectivas na formação e capacitação de recursos humanos na área das telecomunicações.
- Painel 11, dia 17 de maio: Desafios, necessidades e perspectivas na formação e capacitação de recursos humanos na exploração de recursos hídricos.
- Painel 12, dia 24 de maio: Desafios, necessidades e perspectivas da formação e capacitação de recursos humanos na área de transportes terrestres.
- Painel 13, dia 31 de maio: Desafios, necessidades e perspectivas na formação e capacitação de recursos humanos na área de transportes aquáticos.
- Painel 14, dia 7 de junho: Desafios, necessidades e perspectivas na formação e capacitação de recursos humanos na área aeronáutica.26/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
PROGRAMA DA TV SENADO DEBATE FORMAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA
Capacitação e formação de mão-de-obra foi foco da CI no primeiro semestre
Formação de mão de obra para emprego qualificado é desafio, diz Dilma
Luiz Otávio ressalta importância da formação de mão-de-obra qualificada
Collor anuncia resultados de debates na CI sobre formação de mão-de-obra em infraestrutura
Ministério da Educação será responsável por formação de mão de obra turística para 2014