CI marca para a próxima semana sabatina de indicados para principais diretorias do Dnit



A Comissão de Serviços de InfraEstrutura (CI) deve sabatinar, na próxima terça-feira (23), os indicados para as duas principais diretorias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). Em horário a ser ainda divulgado, serão inquiridos pelos senadores o general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, indicado para diretor-geral, e Tarcísio Gomes de Freitas, auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), para diretor-executivo.

Os relatórios com o exame das qualificações dos indicados foram lidos nesta quarta-feira (17). Inicialmente, ficou decidido que a sabatina seria realizada também nesta quarta, após a Ordem do Dia, mas a assessoria da presidente da CI, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), comunicou mais tarde à Agência Senado a mudança da sabatina para a próxima terça-feira, data mais compatível com a agenda senadores.

Na reunião desta quarta, chegou a ser lido o relatório do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) sobre a indicação de outro diretor, Paulo de Tarso Campolina de Oliveira. Nesse caso, não ficou marcado o dia da sabatina. Nesta quinta (18), às 9h, a comissão volta a se reunir para dar seguimento à leitura dos relatórios que tratam de indicações para a direção do órgão.

Ao todo, o Senado deverá examinar sete indicações para o Dnit. A presidente Dilma Rousseff decidiu pela troca do comando do órgão no início do mês, na sequência de denúncias de superfaturamento e de suposto esquema de cobrança de propina que levaram à demissão do então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, além de outros 27 funcionários da pasta.

Carreira militar

No relatório com exame das qualificações do general Jorge Fraxe para diretor-presidente, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) destaca que o indicado ingressou no Exército em 1972, como aluno da Academia Militar de Agulhas Negras. Ali obteve o diploma de Oficial Engenheiro, ocupando depois diversos cargos na área de engenharia. Integrou ainda missão internacional para remover minas em países da América Central que enfrentaram guerras. Mais recentemente, ele atuava como diretor de Obras de Cooperação do Exército.

Antes de integrar o quadro de auditores da CGU, por concurso, Tarcisio Gomes de Freitas, o indicado para diretor-executivo, também fez carreira no Exército.É formado em Engenharia Civil pelo Instituto Militar de Engenharia. Além de funções no país, atuou como engenheiro da Companhia de Engenharia Brasileira na Missão de Paz no Haiti, como destacado pelo relator, senador Cyro Miranda (PSDB-GO).

Reorganização estrutural

Na reunião, os senadores consideraram que a troca de comando no Dnit é insuficiente para a solução dos problemas identificados no órgão e recomendaram uma remodelagem institucional e o enxugamento de estruturas. A presidente da CI, por exemplo, chamou a atenção para a existência de diretorias sem relação com as atividades essenciais da autarquia. Seria o caso das diretorias de Portos e Ferrovias, numa superposição com outros órgãos de governo.



17/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa sabatina de indicados para principais diretorias do Dnit

Começa sabatina de indicados a diretorias do DNIT

CI antecipa para hoje sabatina dos indicados para os dois principais cargos do Dnit

CI aprova indicados para diretorias da Anatel, Aneel e Dnit

CMA sabatina indicados para presidência e diretorias da Agência Nacional de Águas

Indicados ao STJ e ao CNJ passam por sabatina na próxima semana