Cidade paulista de Mauá tem maior bicicletário das Américas



A cidade de Mauá, na Grande São Paulo, tem o maior bicicletário das Américas. A ideia foi posta em prática em 2001, por causa da demanda crescente dos usuários que iam de bicicleta até a estação de trem. A capacidade do estacionamento chega a 1,7 mil veículos. No início, cabiam apenas 200 bicicletas.

A ideia de construir o bicicletário foi do chefe da estação de trem de Mauá, Adilson Alcântara. “Os usuários do trem deixavam as bicicletas amarradas na cerca da estação e eu, como chefe, tinha que providenciar a retirada dos veículos”, conta.

O sucesso da experiência atraiu atenção internacional. “Isso aqui leva meu nome para o mundo inteiro. É motivo de orgulho para mim. Já recebemos pessoas da Alemanha, dos Estados Unidos e do Japão”, ressalta Alcântara, que é presidente da Ascobike, organização não governamental que administra o bicicletário.

A iniciativa excedeu a função inicial de apenas guardar as bicicletas e passou a oferecer outros serviços, como manutenção, assistência social e jurídica. “Quando nós montamos o bicicletário, fizemos de uma maneira bem simples. Aí, foram aparecendo as necessidades impostas pelos usuários.”

Os usuários apontam as diversas vantagens em trocar os transportes convencionais pela bicicleta. “Além do esporte [praticado ao pedalar], tem também a economia. Porque eu tenho que pegar duas conduções e, como está muito caro, o bicicletário tem essa opção para a gente”, destaca a cabeleireira Elisângela Marques, que paga R$ 15 por mês para ter direito de deixar a bicicleta no local.


Fonte:
Agência Brasil



03/11/2011 11:25


Artigos Relacionados


Febem: Mauá será a próxima cidade a receber unidade do CASA

Febem: Mauá será a próxima cidade a receber unidade do CASA

Mauá terá Banco do Povo Paulista

Casa Paulista construirá 116 unidades habitacionais em Mauá

Sorteio especial da Nota Fiscal Paulista premia moradora de Mauá

Encontrado no Pantanal o maior morcego das Américas