Cidades paraenses já contam com a banda larga popular



Ação faz parte do plano de acesso à internet de melhor qualidade e alta velocidade, a um baixo custo, em toda região Norte

 

Os moradores das cidades de Belém e Marabá, no estado do Pará, já podem contar com a internet de alta velocidade (1 mega) a preços que variam de R$ 29,90 a R$ 35, instituídos pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). A ativação do link da rede nacional de fibra óptica de telecomunicações que passa pela região foi feita pela Telecomunicações Brasileiras - S.A (Telebras).

A ação faz parte do projeto de ampliação da banda larga no Norte do País, que visa implementar o PNBL, contribuindo para a massificação do acesso à internet de melhor qualidade e alta velocidade a um baixo custo em toda região, além de integrar as redes de telecomunicações federal e estadual. 

Para alcançar as metas do programa, ações como a assinatura de termos de cooperação técnica com a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), em março deste ano; com o Governo do Estado do Amapá, em junho; e com o Governo do Estado de Rondônia, em agosto, foram realizadas pela Telebras.

Também foi assinado pela estatal, no último dia 10, um memorando de entendimento para utilizar um par de fibras ópticas de 2.200 km da empresa de telefonia Tim - no trecho entre Tucuruí e Macapá, no Amapá; e Manaus, no Amazonas -, o que irá possibilitar que a capital do Amazonas tenha infraestrutura de telecomunicações necessária para a realização da Copa do Mundo de 2014.

 

Programa Nacional de Banda Larga