Ciência e Tecnologia vai ajudar na recuperação das dependências da Universidade de Brasília



O ministro da Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Antonio Elias, visitou nesta quarta-feira (13) as instalações da Universidade de Brasília (UnB), afetadas pela chuva no último domingo (10). Acompanhado do reitor José Geraldo de Souza, do prefeito da universidade, Paulo César Marques, e do sub-secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Antonio Ibañez, Elias conferiu os estragos provocados pela enxurrada, prestou solidariedade e colocou o ministério à disposição para o processo de recuperação do local.  

De acordo com Elias, o MCT possui um conjunto de programas implementados nas universidades federais, estaduais e, recentemente, nas municipais. O órgão também atua na expansão, apoio a laboratórios e infraestrutura de pesquisa científica, inclusive, na Universidade de Brasília. 

A intenção do ministério é dar apoio, em especial, nas áreas de competência da pasta. “Toda a área de estruturação de base de dados e de recuperação da memória dessa universidade", exemplificou. “Vários intelectuais por aqui passaram, são professores eméritos dessa universidade, que é referência no Brasil por sua excelência na pós-graduação e na pesquisa científica, portanto, o Ministério da Ciência e Tecnologia se solidariza e está pronto a ajudar no processo recuperação”, acrescentou. 

O reitor da UnB, José Geraldo de Souza, prevê que os estudos sejam finalizados até o fim da semana. Ele comentou o apoio recebido pelo governo federal.  “Na verdade os programas governamentais e a concepção que o próprio governo tem da relevância da área de ciência e tecnologia e de educação configuram essa uma questão absolutamente prioritária. Esse é um programa estratégico para o próprio País”, ressaltou. 


Estragos

Após a forte chuva no último domingo, a água invadiu as dependências do Minhocão (Ala Norte do Bloco B) da Universidade de Brasília e destruiu equipamentos, paredes, laboratórios e acervos. Os departamentos de pós-graduação das áreas de Administração, Geografia, Ciências da Computação, Antropologia, Sociologia e as instalações da UnB TV e da Rádio UnB foram as áreas mais afetadas.

Depois de dois dias de esforço coletivo para recuperar as instalações universidade, a rotina de aulas foi retomada nesta quarta-feira (13). Os alunos de graduação e pós-graduação, que tinham aulas nos espaços destruídos pela chuva, foram transferidos para outras salas do campus Darcy Ribeiro.

Três equipes avaliam prejuízos causados pelo temporal nas áreas acadêmica e de infraestrutura, pesquisam causas e preparam relatórios. A universidade implantou um Plano de Reconstrução previsto para ser implantado nos próximos três meses.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia



13/04/2011 20:11


Artigos Relacionados


Acadêmicos debatem ciência e tecnologia em Brasília

Brasília sedia Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília exibe documentários de ciência e tecnologia

Papo Ciência inicia ações da Semana de Ciência e Tecnologia no Amazonas

USP: Estação Ciência promove seminário A Ciência e a Tecnologia na História e no Desenvolvimento da

Estação Ciência coordena no Estado a Semana de Ciência e Tecnologia