Ciência sem Fronteiras oferecerá seis mil bolsas de estudo na Itália



Um acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e universidades e instituições de pesquisa italianas pretende levar até seis mil estudantes brasileiros para estudar na Itália nos próximos quatro anos. A parceria assinada na última semana, na Embaixada do Brasil em Roma, faz parte do programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

O acordo foi formalizado durante a abertura de um seminário sobre a cooperação universitária e de pesquisa entre Itália e Brasil. Participaram do encontro o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, o ministro de Estado da Instrução das Universidades e da Pesquisa italiano, Francesco Profumo, o Embaixador do Brasil na Itália, José Viegas Filho, e os reitores e dirigentes das principais universidades e instituições de pesquisa italianas.

O ministro italiano destacou a importância da iniciativa brasileira. “A oportunidade oferecida pelo governo brasileiro aos seus jovens estudantes e pesquisadores representa uma perspectiva importante para quem deseja desenvolver pesquisas de forma moderna, unindo o vigor e a experiência. A Itália está muito feliz de poder participar deste projeto que trará benefícios a todos, criando uma ponte entre a Itália e o Brasil que beneficiará não só os estudantes e pesquisadores, mas também as tantas empresas dos dois países”, comenta Profumo.

 

Ciência sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio de suas respectivas instituições de fomento –Capes e CNPq –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Saiba mais sobre o programa Ciência sem Fronteiras.

 

Fonte:
Capes



29/11/2011 12:15


Artigos Relacionados


Ciência sem Fronteiras oferecerá 101 mil bolsas até 2014

Ciência Sem Fronteiras anuncia primeiras 2 mil bolsas de estudo

Balanço do Ciência Sem Fronteiras: 36,1 mil inscrições a bolsas de estudo no exterior

Ciência sem Fronteiras abre inscrições para bolsas de estudo na Alemanha

Editais do Ciência sem Fronteiras oferecem mais 500 bolsas de estudo no Canadá

Ciência sem Fronteiras oferecerá mestrado profissional