Cientistas da USP e do Dante Pazzanese criam coração artificial



Diferencial do dispositivo é o fato de ser totalmente implantável

Pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca estão perto de ter uma alternativa de tratamento totalmente criada no Estado de São Paulo. Cientistas da USP (Universidade de São Paulo) e do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia desenvolveram um coração artificial totalmente implantável. O dispositivo já foi testado em bezerros, com bons resultados.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O equipamento não foi criado para substituir o coração, mas auxiliar o órgão de quem espera na fila de transplantes. Segundo o diretor da Escola Politécnica da USP e coordenador da pesquisa, José Roberto Cardoso, já existem outros modelos de coração artificial no Brasil, mas todos são extracorpóreos, ou seja, utilizam tubos para ligar o paciente a uma maleta onde ficam a bomba e a bateria.

LEIA TAMBÉM
São Paulo inicia teste de vacina contra a dengue em humanos

O novo dispositivo foi desenhado para ficar totalmente dentro do corpo, perto do coração. O custo também é uma vantagem da descoberta dos cientistas brasileiros. O coração artificial implantável brasileiro deve sair por cerca de R$ 10 mil, enquanto fora do Brasil, onde esse tipo de equipamento já é usado, o custo de importação pode chegar a R$ 200 mil.

Do Portal do Governo do Estado



08/23/2013


Artigos Relacionados


Dante Pazzanese e HCor ampliam estudos sobre coração artificial

Dante Pazzanese abre curso de pós-graduação em cardiologia

Estado entrega ambulatório no Instituto Dante Pazzanese

Dante Pazzanese terá aula de cirurgia por videoconferência

Dante Pazzanese orienta população contra a hipertensão

Dante Pazzanese amplia atendimento a doenças do fígado