Cientistas debatem impacto dos incêndios florestais no meio ambiente
Matéria atualizada às 20h31 em 24/10/2011
As comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização (CMA) realizam audiência conjunta na próxima terça-feira (25), a partir das 14h, para discutir os impactos dos incêndios florestais no meio ambiente e na produção agrícola.
A reunião foi requerida por sugestão dos senadores Jorge Viana (PT-AC), Rodrigo Rollemberg (PDT-DF), Acir Gurgacz (PDT-RO) e Eduardo Braga (PMDB-AM) devido ao grande número de incêndios e queimadas registrados nos últimos meses em todo o país.
Os especialistas debaterão formas de prevenção e políticas públicas sobre o assunto. Uma das preocupações dos senadores é o aumento da emissão de carbono provocado pelas queimadas. No Brasil, os incêndios florestais são os principais responsáveis pela liberação na atmosfera dos gases causadores do efeito estufa.
Foram convidados para o debate o pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Serviços Ambientais da Amazônia (Servamb) Irving Forster Brown; a professora do Departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo (USP) Vânia Pivello; o professor do Departamento de Ecologia da USP Leopoldo Coutinho; a professora do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB) Heloísa Miranda; e o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Ferreira de Souza Dias.
21/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Meio Ambiente coloca grupo contra incêndios florestais em estado de alerta
Meio Ambiente sugere regulamentação de produtos para combater incêndios florestais
Secretaria do Meio Ambiente realiza 1º Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais
Secretaria do Meio Ambiente realiza 1º Treinamento de Prevenção e Combate à Incêndios Florestais
Fundo do Meio Ambiente vai investir em 10 projetos florestais
Meio Ambiente faz levantamento de fundos que financiam projetos florestais