Cinema brasileiro poderá aproximar-se da escola



O cinema brasileiro poderá aproximar-se da escola e estimular o debate de temas nacionais junto a crianças e jovens de todo o país. A sugestão foi feita nesta terça-feira (26) pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), e prontamente aceita pelo cineasta Sérgio Henrique de Sá Leitão, cuja indicação para o cargo de diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine) acabara de ser aprovada pela comissão.

- O cinema poderá ajudar a mudar a cara da escola. A sala de aula anda chata e não fala a linguagem da criança - disse Cristovam ao apresentar sua sugestão.

Em resposta, Leitão propôs o estabelecimento de uma política nacional de cinema na escola, por meio da qual pelo menos um filme nacional seria exibido a cada mês em cada escola brasileira. A exibição, a seu ver, deveria ser antecedida da preparação dos professores, que poderiam utilizar o conteúdo como instrumento de ensino.

- Precisamos tornar os currículos mais contemporâneos e ensinar aos jovens a fazer uma leitura de imagens de forma crítica - sugeriu Leitão.

Relator da mensagem de indicação do cineasta para o cargo de diretor da Ancine, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) falou sobre a dificuldade enfrentada por donos de cinemas no interior do país para exibir filmes nacionais. Ele disse ter ouvido queixas dos empresários do interior contra as grandes empresas de distribuição, muitas delas estrangeiras, que incluem poucos filmes brasileiros em seus pacotes.

Para enfrentar o problema, disse Leitão, deverá ser feito um esforço para consolidar as empresas brasileiras de distribuição, que poderão assegurar maior presença de filmes nacionais mesmo nas pequenas cidades do interior do país.

Durante a sabatina, os senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN) pediram ao novo diretor maior apoio da Ancine à produção regional de audiovisual, em especial no Nordeste. Por sua vez, o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) defendeu a permanência da sede da agência no Rio de Janeiro.



26/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


1º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Subcomissão debate o cinema brasileiro

SUBCOMISSÃO DISCUTE CINEMA BRASILEIRO

Escolas estaduais recebem 10 títulos em O Cinema vai à Escola

Saturnino apóia escola que ensina a fazer cinema

CineSesc realiza Retrospectiva do Cinema Brasileiro