Cinema da USP exibe programação especial de CineEsquemaNovo



Mostra será apresentada de hoje até o dia 5 de outubro

O Cinema da USP (Cinusp) Paulo Emílio, exibe desta segunda-feira, 1º de outubro, até o dia 5, uma programação especial do CineEsquemaNovo - Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN), com curtas e longas-metragens premiados em suas edições de 2006 e 2007. As sessões contemplam cinco programas diferentes selecionados pela organização do festival, contemplando dois longas e 18 curtas de diversas partes do Brasil. As sessões, às 16 e 19 horas, têm entrada gratuita.

A mostra que vem a São Paulo é composta por produções que apostam em diferentes frentes: animações insuspeitas ("Conjunto Residencial" e "Eu Sou Como o Polvo"), tributos a la Nouvelle Vague satirizando o establishment do cinema brasileiro ("Acossada"), investigação sobre as origens do cinema alternativo na Bahia ("Bitola Cabeça Super-8"), falsificação da realidade (o caótico "IGRREV"), etnografia ("Kilmayr" e "Um Fazedor de Filmes") e trabalhos que dialogam mais com a idéia de videoarte do que com a conotação de "cinema" propriamente dita ("Man.Road.River" e "Le Même Chapeau que Toi"), entre outros exemplos, como o meticuloso "Éternau" e o desde já clássico "Eletrodoméstica". Nos longas, espaço para o recentemente em cartaz em circuito comercial "Conceição - Autor Bom é Autor Morto" e para o documentário "Fala, Mulher!".

Confira as sessões e horários:

Sessão 1 - Longa metragem. "Conceição – Autor Bom é Autor Morto”, de Daniel Caetano, André Sampaio, Guilherme Sarmiento, Samantha Ribeiro e Cynthia Sims - (78min). A história de um combate entre os personagens de um filme e seus autores em um bar – até o momento em que o Caçador chega em busca de sua presa. Dia 1º, às 16 horas, e dia 5, às 19 horas.

Sessão 2 - Longa Metragem - “Fala, mulher!”, de Graciela Rodriguez e Kika Nicolela - (80 min). Em 2003 em São Paulo, 15 mulheres afro-descendentes falam sobre suas vidas. No cotidiano, são trabalhadoras batalhando por sua sobrevivência. No entanto, são rainhas na escola de samba e incorporam deuses nos barracões do Candomblé. Dia 2, às 19 horas, e dia 4, às 16 horas.

Sessão 3 – Curtas-Metragens (seis filmes, 89min). “Eletrodoméstica”, Ä Farsa do Acre”, “Éternau”, “Conjunto Residencial”, “Bitola Cabeça Super-8”, e “IGREEV – Igreja Revolucionária dos Corações Amargurados”. Dia 1º, às 19 horas, e dia 3, às 16 horas

Sessão 4 – Curtas-Metragens (seis filmes, 80 min). “Ëntre Paredes”, “Um Fazedor de Filmes”, “Le Méme Chapeau que Toi – O Mesmo Chapéu que o Teu”, “O Ditado”, “Material Bruto”, e “Äcossada”. Dia 2, às 16 horas, e dia 4, às 19 horas.

Sessão 5 – Curtas-Metragens (seis filmes, 72 min). “Man.road.river”, “Um Filme Chamado Sfincter “, “Eu Sou Como o Polvo”, “Veludo e Cacos de Vidro”, “Kilmayr” e “Historietas Assombradas para Crianças Mal-criadas”. Dia 3, às 19 horas, e dia 5, às 16 horas.

O Cinusp fica na rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 37, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é franca e há 100 lugares.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 / 3664; e-mail [email protected];

site www.usp.br/cinusp

Da Agência USP de Notícias

(C.C.)



10/01/2007


Artigos Relacionados


MIS apresenta programação especial aos fãs do cinema europeu

Fãs do cinema europeu podem assistir programação especial do MIS

Festival de cinema de Brasília tem programação especial para crianças

Neste final de semana, MIS apresenta programação especial aos fãs do cinema europeu

Neste final de semana, MIS apresenta programação especial aos fãs do cinema europeu

Secretaria da Cultura exibe filmes raros do cinema nacional dentro do projeto Cinema na Praça