Citros: reunião conjunta discute modelo de convivência
Evento aconteceu nesta segunda-feira, 17, em São Paulo
Reunião conjunta entre citricultores, representantes da indústria e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, teve saldo positivo. Durante a conversa nesta segunda-feira, 17, que pela primeira vez reuniu todos os elos da cadeia, foram discutidos o trabalho do Fundecitrus e o combate ao greening, estabelecimento de parâmetros para um modelo de formação de preços, adoção de novo modelo para levantamento e divulgação da estimativa de safra.
A reunião para discutir os cenários da citricultura e os parâmetros para um modelo de convivência do setor deve acontecer na próxima quarta-feira, 26, às 14 horas, na sede da Secretaria) com a presença de pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura, representantes de toda a cadeia produtiva ( Faesp, Associtrus e indústrias), e serão convidados também pesquisadores do Cepea/Esalq/USP.
Para o combate a doença do greening, o secretário João Sampaio solicitará aos técnicos da Secretaria a agilização nos processos de erradicação da planta. Hoje, o Fundecitrus faz a inspeção e aponta a suspeita. Depois disto, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria, precisa ir até a propriedade, fazer a coleta do material, sendo positiva a análise laboratorial, faz-se a notificação do produtor para a erradicação. O secretário fará consulta jurídica para firmar convênio e agilizar o processo.
“Nosso objetivo é provocar o setor para uma reflexão sobre o futuro da citricultura paulista e quais os parâmetros de convivência. Um setor moderno e competitivo como este precisa de modelos de convivência amplamente discutidos”, afirma o secretário.
Além disso, os R$ 6 milhões que a indústria deve repassar ao Fundecitrus para ação emergencial contra o greening, o secretário enfatizou a necessidade de acelerarmos este processo. No dia 24 de setembro, a entidade comemora 30 anos de atuação durante cerimônia na sede, em Araraquara. “Esperamos ter somente boas notícias do setor nesta comemora
09/18/2007
Artigos Relacionados
Terceira reunião da citricultura: discussão de modelo de convivência
Reunião conjunta da CRA e da CMA discute, na Rio+20, desafios para o desenvolvimento sustentável
Reunião conjunta discute reajuste aos servidores do Judiciário e Legislativo
Reunião conjunta de comissões discute ações contra a aftosa
Curso discute doenças dos citros e seu manejo
Curso discute doenças dos citros e seu manejo