Clésio Andrade pede investimentos pesados em infraestrutura




Em pronunciamento nesta quarta-feira (21), o senador Clésio Andrade (PR-MG) pediu mais investimentos públicos na infraestrutura nacional, principalmente no setor de transportes. Ele disse que as estradas brasileiras estão mal cuidadas, o que gera inúmeros acidentes e mortes, além de encarecer a logística da produção no país.

- A inserção de um país em um ambiente global de competitividade e produtividade e sua inclusão na lista das grandes nações dependem de disponibilidade de serviços públicos de energia, telecomunicações, água, saneamento, transporte e logística em bons padrões de qualidade - afirmou.

O senador disse que uma infraestrutura ampla e bem cuidada dinamizaria ainda mais a economia brasileira, atraindo mais investimentos produtivos. Os investimentos em infraestrutura de transportes no Brasil são muito baixos, afirmou Clésio Andrade, e precisam aumentar urgentemente.

- A atrofia nos transportes gera gargalos que impedem a expansão econômica, limitam as iniciativas empresariais e conduzem à dificuldade de crescimento econômico - alertou.

Para o senador, o Brasil precisa, por exemplo, implantar pelo menos mais 500 quilômetros de metrôs e mais 15 mil quilômetros de rodovias, além de melhorar portos e aeroportos e investir pesado no transporte hidroviário. Clésio Andrade chamou atenção ainda para a necessidade de uma logística integrada para reduzir os custos de produção e aumentar a competitividade dos produtos brasileiros.

- A disponibilidade de rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos representa a convergência da estrutura de transporte para a multimodalidade, permitindo a oferta às empresas das melhores condições de escoamento de seus produtos - disse.

Em apartes, os senadores Armando Monteiro(PTB-PE) e Blairo Maggi (PR-MT) elogiaram o pronunciamento do colega e associaram-se aos argumentos de que o país precisa de uma maior atenção governamental no setor de transportes.



21/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Clésio Andrade filia-se ao PMDB

Clésio Andrade destaca legado de José Alencar

Clésio Andrade toma posse na vaga de Eliseu Resende

Clésio Andrade, presidente da CNT, deve assumir vaga de Eliseu Resende

Serraglio retira sugestão de indiciamento de Clésio Andrade do texto final

Clésio Andrade: Minas precisa de R$ 1 bi para reparar estragos causados por chuvas