CMA fará audiência sobre atrasos e cancelamentos de vôos
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) serão convidados pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) para explicar os atrasos e cancelamentos de vôos que continuam a ocorrer no pais.
Requerimento nesse sentido, assinado pelos senadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Marisa Serrano (PSDB-MS), entre outros, também pede que sejam convidados os presidentes das companhias TAM Linhas Aéreas, da GOL Transportes Aéreos e da Varig.
O líder do PSDB, senador Arthur Virgilio (AM), ao defender a aprovação do requerimento, disse que deseja perguntar aos representantes das empresas por que eles não explicam as causas verdadeiras dos atrasos. O parlamentar informou que entrou na Justiça com duas ações contra a GOL por atrasos nos vôos.
- Como cidadão, estou processando a GOL duas vezes. Todos nós, profissionais, marcamos nossos compromissos e muitas vezes somos impedidos de cumpri-los por causa de atrasos nos vôos das empresas aéreas - declarou na reunião.
O presidente da CMA, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), sugeriu que a convocação do ministro da Defesa fosse transformada em convite. Arthur Virgílio elogiou o ministro Nelson Jobim e aceitou a proposta de Quintanilha, que foi aprovada pela comissão.
Por sua vez, o senador Sibá Machado (PT-AC) disse que o ministro também deverá explicar os planos para enfrentar o intenso trafego aéreo do final do ano.
Agricultores
Na mesma reunião, foi aprovado requerimento do senador Expedito Júnior (PR-RO) para que seja realizada audiência pública destinada a debater a criação do Parque Nacional dos Campos Amazônicos. O parlamentar informou que a criação do parque causou muitos problemas para 186 famílias de agricultores que residem na área desde 2003.
Serão convidados para esse debate os presidentes do Instituto Chico Mendes, João Paulo Capobianco, e da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Município de Machadinho do Oeste (RO), Albertino Marques da Silva.
Sibá Machado informou que marcará uma reunião dos representantes dos agricultores com Capobianco antes da audiência pública. Afirmou que se nessa reunião as reivindicações dos agricultores forem atendidas, pedirá o cancelamento da audiência pública.20/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministério Público vai questionar Gol, Anac e Infraero por atrasos e cancelamentos de voos
Ministério Público abre inquérito para apurar cancelamentos e atrasos de voos da Webjet
Passageiros podem ser indenizados por atrasos e cancelamentos
Sérgio Souza quer debate sobre atrasos nos voos e desrespeito aos passageiros
Conheça seus direitos em caso de cancelamentos de voos
Sob neblina: conheça seus direitos em caso de cancelamentos de voos