CMA vai discutir elevação do preço da vacina contra aftosa
Preocupados com as consequências da alta no preço da vacina contra a febre aftosa, os senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realizam na terça-feira (3), às 8h30, audiência pública com representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Agricultura, dos fabricantes de vacinas e dos pecuaristas.
Segundo o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que propôs o debate, o controle da aftosa é condição essencial para a competitividade da carne bovina brasileira no mercado externo. O Brasil está entre os grandes exportadores de carnes, mas com frequência enfrenta restrições sanitárias por suspeitas de focos da doença.
Para erradicar a aftosa, o governo mantém campanhas de vacinação em todo o país, além da fiscalização nas fronteiras e no mercado de animais entre os estados. Com os seguidos aumentos no preço da vacina contra aftosa, Aloysio Nunes teme que haja queda da participação dos produtores rurais nas campanhas, colocando em risco regiões hoje consideradas livres da doença.
De acordo com o senador, a audiência pública será uma oportunidade para se discutir medidas para conter a alta de preços do insumo e assegurar a qualidade da carne bovina brasileira.
O debate terá a participação de Ricardo Medeiros, coordenador de Análise e Antitruste do Cade; Leonardo Miethke, presidente da empresa de produtos veterinários Merial do Brasil; Emílio Salani, vice-presidente da Indústria de Produtos para Saúde Animal; além de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Sociedade Rural do Paraná, entre outros convidados.
29/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ruben Figueiró denuncia aumento abusivo do preço da vacina contra a febre aftosa no Mato Grosso do Sul
Vacina: São Paulo vacina animais de zero a 24 meses contra a febre aftosa
SP vacina 99,18% do seu rebanho contra febre aftosa
Pecuarista tem de comprovar vacina contra aftosa até o dia 10
Tocantins vacina animais menores de um ano contra aftosa
Pecuarista tem até o dia 9 para comunicar vacina contra aftosa