CNPq abre inscrições para bolsas de produtividade em pesquisa e inovação
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu nesta quarta-feira (11) o calendário para seleção das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). O prazo de inscrição vai até 18 de agosto.
O pesquisador deve atender aos critérios de avaliação dos Comitês de Assessoramento. Os bolsistas cujo prazo da bolsa termina em 28 de fevereiro de 2012 também devem obedecer ao calendário. Os resultados estão previstos para serem divulgados a partir de janeiro de 2012 e o início da vigência deve acontecer entre março e maio do mesmo ano.
Bolsas
As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa. O período de vigência da bolsa para pesquisador nível 1A é de 60 meses, níveis 1B, 1C e 1D de 48 meses, para a categoria 2 o período é de 36 meses.
Já as bolsas DT têm como finalidade distinguir o pesquisador doutor, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação, desde que seja titulado há pelo menos três anos, tenha um bom e crescente histórico de formação de recursos humanos, produção e transferência de tecnologia, e um projeto de pesquisa claramente inovador. O período de vigência da bolsa para pesquisador nível 1A é de 60 meses, níveis 1B, 1C e 1D de 48 meses, para a categoria 2 o período é de 36 meses.
Fonte:
CNPq
13/05/2011 18:05
Artigos Relacionados
CNPq abre inscrições para bolsas de Iniciação Científica
Divulgado resultado para bolsas de produtividade em pesquisa
CNPq atua no incentivo à pesquisa e inovação
CNPq reabre apenas até 5ª feira as inscrições para bolsas de iniciação tecnológica
CNPq abre edital para pesquisa tecnológica em empresas
Bolsas de mestrado e doutorado do CNPq recebem inscrições até 29 de julho