CNPq e Capes ampliam parcerias em pesquisa e pós-graduação no País



O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assinaram novas parcerias para a implementação de um conjunto de ações que darão suporte a programas em biodiversidade, sustentabilidade e agropecuária.
 

Quatro novas ações prevêem lançamento de editais de R$ 150 milhões para fomento a projetos de pesquisa e a concessão de bolsas, no País e no exterior, para a formação de recursos humanos de alto nível.
 

Os investimentos serão revertidos para formação de recursos humanos em taxonomia: botânica, zoologia e microbiologia. Além disso, é previsto a criação de redes nacionais de pesquisa em agrobiodiversidade e sustentabilidade da agropecuária, englobando a produção orgânica e agroecológica, os cultivos transgênicos e o conceito de intensificação sustentável da produção.
 

A parceria prevê também a repatriação dos materiais do Museu Nacional de Historia Natural de Paris e do Royal Botanical Garden de Kew na Inglaterra. Além da formação de recursos humanos e da realização de pesquisas em conjunto com pesquisadores do exterior, a implantação no Jardim Botânico do Rio de Janeiro de um herbário virtual

 

Fonte:
CNPq

 



08/09/2010 18:45


Artigos Relacionados


Capes divulga plano que define política para pós-graduação e pesquisa no País

CNPq e Capes financiam projetos de pesquisa em ciências humanas e sociais

Parcerias ampliam ação social no Jardim Ângela

Capes e CNPq divulgam resultado do edital de Ciências Humanas

Capes e CNPq proíbem concessão de bolsas a empregados de universidades

CNPq e Capes investem R$ 8 milhões em ciências humanas e sociais