CNPq lança chamadas de cooperação internacional com foco em nanotecnologia



O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou duas chamadas de apoio à nanotecnologia. Uma entre o Brasil e Cuba, e a outra entre o Brasil e o México.  Essas iniciativas partem do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e têm como objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação visando contribuir  para  aprimoramento do Brasil nessa área do conhecimento.

Para a Chamada de Cooperação Brasil-Cuba, Chamada 20/2011, as linhas de interesse são: Liberação controlada de fármacos e nanoencapsulamento; Nanomateriais para bioengenharia; Nanopartículas para monitoramento e diagnóstico em saúde; e, Nanotoxicologia e nanorregulação. Já no caso da Cooperação Brasil-México, Chamada 21/201, as áreas linhas de interesse são: Agronegócio; Eletrônica; Energia; Materiais; Meio ambiente; Nanobiotecnologia; Saúde; e Sensores e reguladores e seus impactos.

Os projetos aprovados terão o valor máximo de R$ 150 mil. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Carlos Chagas, até 3 de novembro.

 

Fonte:
CNPq



27/09/2011 12:43


Artigos Relacionados


CNPq promove reunião sobre cooperação internacional

CNPq lança edital para cooperação com países de língua portuguesa

CNPq lança edital de apoio ao Ano Internacional da Química

CNPq divulga o resultado de duas chamadas internacionais

Uso da nanotecnologia na indústria de saúde será foco de seminário nesta terça

CNPq recebe projetos para pesquisa em nanociência e nanotecnologia