COLOMBI PREVÊ AUMENTO DO CONSUMO DE GÁS NATURAL



O diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Júlio Colombi Neto, disse que em 2010 o gás natural terá uma participação de cerca de 10% na matriz energética brasileira. Atualmente, segundo informou, o gás natural representa em torno de 3% do total do consumo de energia. As afirmações foram feitas nesta terça-feira (dia 21), na Comissão de Assuntos Econômicos que, em audiência pública, debateu a política de preços para a indústria do gás natural.

Apesar do iminente crescimento do setor, o diretor da ANP disse ser necessário que as entidades ligadas ao setor energético fiquem cautelosas porque o gás natural representa um desafio para o país. Conforme lembrou, trata-se de um setor novo dentro da economia brasileira.

O diretor da ANP reconheceu a existência de um aumento da oferta de gás natural no país, mas se mostrou preocupado com a perda do produto que atinge, diariamente, milhões de metros cúbicos. Para ele, é fundamental que as usinas térmicas passem a absorver esse contingente.

Júlio Colombi Neto fez uma explanação de como funciona a Agência Nacional de Petróleo e lembrou que a decisão final para o estabelecimento do preço do gás natural não compete à ANP. Essa atribuição, conforme disse, pertence aos Ministérios da Fazenda e das Minas e Energia, apesar de a agência participar das discussões sobre o assunto.

21/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


EPE prevê aumento no consumo de enegia este ano

CI debate consumo de gás natural

Consumo de gás natural cresceu 7,8% em janeiro

Consumo de gás natural cresce 6,83% no primeiro trimestre

Demanda de siderúrgicas por gás natural faz consumo industrial aumentar 13% no 1º semestre

Consumo de gás natural bate recorde dos últimos 15 meses, informa Abegás