Colômbia sedia Encontro Ibero-Americano de Museus
Acontece na próxima semana, de 28 a 30 de outubro, em Barranquilla, na Colômbia, o VII Encontro Ibero-Americano de Museus. O encontro, que terá como tema “Memória e Mudança Social”, vai reunir os representantes dos órgãos responsáveis pelo setor de museus nos países da Ibero-América e terá como objetivo debater sobre o contexto do setor na região e alinhar e discutir políticas públicas de forma conjunta.
A programação inclui debates e conferências em três eixos: vida cultural, museus e desenvolvimento local; memória, identidade e mudança social; e conhecimento, cultura e educação. O objetivo é fortalecer as políticas de valorização da memória e do desenvolvimento social. Confira o que vai acontecer (em castelhano).
Participam das atividades especialistas de 23 nações, incluindo o Brasil. O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo, que é também o atual presidente do Programa Ibermuseus, tem presença confirmada.
Para o presidente, a discussão sobre gestão e comunicação no setor de museus ganha “urgência máxima” num cenário em que os museus demonstram protagonismo na cena cultural, motivando novas políticas públicas. “Daí a grande expectativa que cerca o VII Encontro Ibero-Americano de Museus e a Reunião do Comitê Ibermuseus, no sentido de trocar experiências e consolidar os novos programas”, explica.
O Encontro Ibero-Americano de Museus é uma iniciativa do Programa Ibermuseus, que nessa ocasião é organizado junto ao Ministério da Cultura da Colômbia, Museu Nacional e Programa de Fortalecimento de Museus, a Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), em associação com a Secretaria da Cultura de Barranquilla, o Parque Cultural do Caribe, a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), a Agência Presidencial para a Cooperação da Colômbia (APC) e a Marca País Colômbia.
Comitê Intergovernamental
Na sequência do VII Encontro Ibero-Americano de Museus acontece, também em Barranquilla, a reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus. O encontro, que também contará com a presença do presidente do Ibram, será realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro e definirá as linhas de atuação do comitê para o ano de 2014.
Saiba mais sobre o Programa Ibermuseus.
Fonte:
Instituto Brasileiro de Museus
25/10/2013 15:00
Artigos Relacionados
Brasil participa do V Encontro Ibero-americano de Museus
Senado sedia encontro ibero-americano de relações públicas
Organizadores fazem balanço do 3º Encontro Ibero-Americano
Encontro ibero-americano debate discriminação e exclusão social
Brasil participa de encontro ibero-americano de defesa do consumidor na Argentina
Rio de Janeiro sedia 1º Encontro de Museus