Começa ciclo de debates sobre gestão das águas do Rio São Francisco
O governo federal deu início nesta semana a um ciclo de workshops sobre a gestão e o uso das águas do Rio São Francisco. O primeiro encontro foi realizado nesta semana em João Pessoa (PB). Os próximos serão em Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, Estados diretamente beneficiados pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco.
“O objetivo é que a sociedade debata, acompanhe e apresente propostas para que as águas que saem do São Francisco tragam emprego, renda e mais conforto para o povo nordestino”, explicou o secretário de Infraestrutura do Ministério da Integração Nacional, Augusto Wagner.
O 1º Workshop sobre Oportunidades e Impactos do Projeto de Integração do Rio São Francisco, ocorreu na segunda-feira (28). Segundo o secretário de Recursos Hídricos do estado, João Azevedo, o estado da Paraíba está à frente dos demais estados em alguns aspectos do processo da transposição, citando como exemplo a construção do canal Acauã/Araçagi, prevista para começar em janeiro do próximo ano. Esse canal, com 112,5 quilômetros de extensão, será responsável pela distribuição das águas do São Francisco na Paraíba. A obra está orçada em R$ 933 milhões.
“Essa é a obra mais importante porque é a obra complementar, a primeira do São Francisco entre os quatro estados já assinada pelo ministro Fernando Bezerra. Ela vai permitir que o estado, pela forma como vai ser executada, por etapa útil, dê resposta imediata, antes mesmo até da própria transposição. Pela vazão regularizada da barragem de Acauã, permite que a gente já possa começar a fazer a distribuição das águas, utilizando esse canal”, enfatizou.
Situação das Obras
O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui dois lotes que passam pelo estado da Paraíba: o lote 7, em São José de Piranhas e o lote 14, em Cajazeiras. As obras do lote 14 do Eixo Norte estão em plena execução e conta com 500 trabalhadores neste trecho. O lote 14 é composto pela construção de dois túneis: o Cuncas I, o maior túnel da América Latina para transporte de água, com 15 km de extensão e o Cuncas II, com 4 km de comprimento.
O lote 7 engloba a construção de dois reservatórios e um aqueduto. Atualmente, este trecho está paralisado e aguarda a finalização dos levantamentos necessários à licitação de novos serviços que deverão ser realizados e que não estão contemplados no atual contrato de serviço com a construtora. A previsão de retomada desses trechos deverá ocorrer em março de 2012.
O Projeto São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e levará garantia hídrica a 391 municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. Ele é composto por obras, estudos, projetos e demais ações e englobam a construção de dois canais: o Eixo Norte, com 426 quilômetros e 46% de execução, e o Eixo Leste, com 287 quilômetros e 71% concluído.
Fonte:
Ministério da Integração
30/11/2011 20:19
Artigos Relacionados
CI começa ciclo de debates sobre o pré-sal
Começa nesta quinta-feira ciclo de debates sobre violência
CI vai realizar ciclo de debates sobre infraestrutura
CE inicia ciclo de debates sobre educação
Subcomissão aprova ciclo de debates sobre moradia
CDH fará ciclo de debates sobre regulamentação da maconha