Começa distribuição de remédio para asma



A partir desta segunda-feira (4), as drogarias credenciadas no programa Aqui Tem Farmácia Popular começam a distribuir gratuitamente remédios contra a asma. De acordo com o Ministério da Saúde, os três medicamentos – brometo de ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol – estarão disponíveis em mais de 20 mil estabelecimentos em todo o País. Para retirar os remédios, é preciso apresentar um documento com foto, o CPF e a receita médica dentro do prazo de validade.

Remédios gratuitos para asma só poderão ser distribuídos com receita médica

Programa Saúde Não Tem Preço também oferece medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes 

Brasil sem Miséria amplia acesso à saúde em municípios pobres

 

A decisão de disponibilizar gratuitamente os medicamentos tem o objetivo de atender, prioritariamente, crianças com até seis anos, já que a asma está entre as principais causas de internação nessa faixa etária. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças com essa idade. Além disso, 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma.

Ainda segundo o ministério, a incorporação dos medicamentos deverá ampliar o orçamento atual do Programa Saúde Não Tem Preço em R$ 30 milhões ao ano. Atualmente, o Farmácia Popular atende a 200 mil pessoas que buscam remédios para a asma, mas a previsão é que a gratuidade beneficie até 800 mil pacientes por ano.

 

Fonte:
Agência Brasil



04/06/2012 12:25


Artigos Relacionados


Ministério da Saúde vai distribuir remédio grátis para asma

Farmácia Popular terá remédio de graça para asma a partir de junho

Distribuição de remédio para Alzheimer chega a 26 milhões de doses

Distribuição de sementes para famílias do Brasil Sem Miséria começa em outubro

Começa audiência na CDH para discutir impacto de tributos na distribuição de renda

Começa no Rio distribuição de kits da campanha sobre descarte correto do lixo