Começa na Europa festival de Cultura que homenageia o Brasil



A presidenta da República, Dilma Rousseff, destacou a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira como exemplo de convivência pacífica e de diálogo, durante a abertura da 23ª edição do Festival Internacional de Cultura da Europa - Europalia.Brasil, em Bruxelas (Bélgica), na terça-feira (4). O evento, que este ano homenageia o Brasil, teve a presença do rei da Bélgica, Alberto II, da rainha Paola da Bélgica, do primeiro-ministro belga, Yves Leterme, da ministra da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda, e do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, entre outras autoridades.

“Somos um país mestiço, no qual migrantes de todas as regiões do mundo somaram-se às três matrizes constitutivas do povo brasileiro, a indígena, a europeia e a africana, em uma mistura que muito nos orgulha”, afirmou a presidenta, em seu discurso no início da solenidade.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, protagonizou a cerimônia como anfitriã da participação brasileira no festival. Ela disse que o convite para o Brasil ser o país homenageado no Europalia 2011 foi uma grande honra, após as bem-sucedidas edições dedicadas à Russia (2005) e a China (2009). Ela também ressaltou a diversidade cultural do País, em seu discurso: “Toda a força da criação brasileira está no convívio diário com as diferenças que caracterizam nossa cultura”, afirmou.

Ana de Hollanda agradeceu às empresas e instituições estatais patrocinadoras do Europalia.Brasil e convidou a todos para conhecerem a exposição Brazil.Brasil, onde estão expostas algumas das mais importantes obras de arte produzidas na história do País.

“A Europa inteira vai ver um Brasil muito maior do que a imagem que está cristalizada [baseada em clichês]”, afirmou o secretário de Políticas Culturais e comissário-geral brasileiro no evento, Sérgio Mamberti. “É um país muito maior do que se pode imaginar. Este é um dos momentos mais importantes do governo”, acrescentou.

Encerrando a solenidade, o grupo de percussão Barbatuques fez uma apresentação de ritmos brasileiros usando os próprios corpos como instrumento musical.

 

500 eventos

O Festival Europalia é realizado a cada dois anos na Bélgica, com extensão da programação para os países vizinhos (França, Alemanha, Países Baixos e Luxemburgo). Celebra a herança cultural de um país convidado. Como país tema do festival, o Brasil e a arte e pensamento nacionais estarão presentes em mais de 500 eventos culturais, entre apresentações de grupos musicais, de artes cênicas, de filmes brasileiros, além da realização de eventos literários e exposições de artes visuais. A participação no Europalia será a principal ação do governo brasileiro para a promoção da Cultura nacional no exterior, em 2011.

 

Fonte:
Ministério da Cultura



05/10/2011 13:08


Artigos Relacionados


Brasil recebe homenagem em maior festival de cultura da Europa

Turistas se orgulham de o Brasil ser o homenageado este ano no maior festival de cultura da Europa

Cultura: Festival de Inverno de Campos do Jordão homenageia mestres russos

Cultura: Começa hoje o festival de Dança Ourinhos

Festival de Cultura Popular começa nesta quarta-feira (8), em Brasília

Cultura: Começa amanhã 41º edição do Festival Música Nova em São Paulo