Começa nesta 5ª. feira adiantamento de benefício da Previdência em AL e PE



A partir desta quinta-feira (15), os beneficiários da Previdência Social que recebem ou residem em qualquer um dos 27 municípios de Alagoas e Pernambuco, com estado de calamidade pública decretado, podem requerer o adiantamento no valor de uma renda mensal. Basta assinar um termo de opção na agência bancária em que recebe o pagamento. 


O pedido pode ser feito até o dia 10 de setembro e é permitido apenas para quem recebia benefício até o mês de junho. O adiantamento tem como objetivo permitir que pessoas prejudicadas pelas enchentes tenham uma quantia extra para iniciar a retomada da vida normal. 


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enviou para as agências bancárias dos municípios a lista dos beneficiários que têm direito ao adiantamento e um termo de compromisso para a opção do adiantamento. 


No caso dos procuradores e representantes legais dos beneficiários, só poderão solicitar o adiantamento aqueles que estão devidamente cadastrados no INSS. Os beneficiários que perderam a documentação pessoal por causa das enchentes deverão providenciar nova documentação antes de solicitar o adiantamento. 


O adiantamento estará disponível para cerca de 121 mil beneficiários e será devolvido em até 24 parcelas mensais, sem atualização monetária ou juros. Os descontos começam a ser realizados a partir de outubro. Quem recebe benefícios temporários, como o auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão, ou pensão por morte cessando em até seis meses, não têm direito ao adiantamento.


Os aposentados e pensionistas que recebem ou residem em um dos 27 municípios em estado de calamidade pública, mas que não estão com o nome na lista elaborada pelo INSS, poderão solicitar o adiantamento em uma Agência da Previdência Social (APS). Neste caso, será examinada toda a documentação e, se for comprovado que o nome da pessoa não foi incluído na lista por engano, o adiantamento será autorizado. 


Fonte:
Ministério da Previdência



16/07/2010 14:14


Artigos Relacionados


Reforma da Previdência começa a tramitar no Senado nesta segunda-feira

Moradores de Rio Branco e Brasileia já podem pedir adiantamento de benefício do INSS

Adiantamento do INSS a vítimas da chuva no Nordeste começa dia 15 de julho

INSS paga benefício com finais 4 e 9 nesta sexta-feira (5)

Adiantamento do INSS começa a ser liberado a moradores da região serrana do Rio de Janeiro

Segurados do INSS com finais 3 e 8 recebem benefício nesta sexta-feira