Começa vacinação para adultos de 20 a 29 anos



Começou nesta segunda-feira (5), a terceira etapa da campanha de vacinação contra a influenza H1N1. Adultos com idade entre 20 e 29 anos têm até o dia 23 de abril para tomar a vacina. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% do público-alvo desse grupo, formado por 35,1 milhões de pessoas. Essa faixa etária foi a que teve o maior número proporcional de casos de doença respiratória grave causada pelo novo vírus no ano passado: 24% do total de 44.544 casos, em todo o país. O grupo também concentrou 20% das mortes ocorridas em 2009 (ao todo foram 2.051).

O Ministério da Saúde prorrogou também a vacinação de grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de seis meses a menores de dois anos até o dia 23 de abril. Assim, a segunda etapa, que terminaria na última sexta-feira (2), deverá continuar ao longo da terceira fase. Os estados, em parceria com os municípios, são responsáveis por definir e divulgar os locais e horários de vacinação. Em todo o País, são mais de 36 mil salas de imunização. Para serem vacinadas, as pessoas devem ir aos postos de vacinação levando documento de identidade com foto.

As mulheres que engravidarem após o fim da terceira etapa poderão tomar a vacina nas fases seguintes. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a gravidez. Os idosos com doenças crônicas devem aguardar. A população com mais de 60 anos terá uma etapa exclusiva, entre os dias 24 de abril e 7 de maio, juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinados também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.


Etapas de vacinação

A estratégia de vacinação contra a influenza H1N1 foi dividida em cinco etapas, para públicos específicos. Os grupos prioritários foram definidos pelo Ministério da Saúde em consenso com sociedades científicas, entidades de classe e representantes de estados e municípios. Os critérios para definição dos públicos prioritários levaram em conta as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os dados epidemiológicos observados na primeira onda da pandemia no Brasil e a experiência dos países do Hemisfério Norte.

A OMS recomendou a imunização de quatro grupos: trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. O governo brasileiro ampliou a vacinação para outros três grupos: crianças de seis meses a menos de dois anos e adultos de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos.

Ao todo o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra gripe pandêmica. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público-alvo.


Fonte:
Ministério da Saúde

 



05/04/2010 16:22


Artigos Relacionados


Adultos com até 39 anos e viagem marcada para o exterior devem atualizar vacinação contra sarampo

Começa hoje vacinação contra HPV em meninas de 11 a 13 anos

Quadra da Gaviões da Fiel terá vacinação gratuita para crianças e adultos

Adultos devem atualizar caderneta de vacinação, diz Ministério da Saúde

Campanhas de Vacinação vão imunizar adultos e crianças neste sábado

Número de adultos fumantes no Brasil cai 20% em seis anos