Começam obras do perímetro irrigado de Santa Cruz do Apodi



Já estão em execução as obras do projeto de irrigação Santa Cruz do Apodi, no Rio Grande do Norte. De acordo com relatório gerencial da empresa supervisora, foram mobilizados os primeiros maquinários no início da obra - motoniveladora, trator de esteiras D-6 e escavadeira - e começou o levantamento planialtimétrico da área de locação da subestação.

Engenheiros da equipe de Fiscalização do DNOCS inspecionaram os locais da estação de bombeamento da captação e da barragem de nível e canal de chamada próximo ao rio e discutiram o planejamento da obra com engenheiros das empresas contratadas.

O custo do investimento total é de R$ 145.629.000,85 (cento e quarenta e cinco milhões, seiscentos e vinte e nove mil e oitenta e cinco centavos), com recursos provenientes dos Governos Federal e Estadual. A previsão é que a obra seja concluída em 18 meses.

Barragem de Santa Cruz do Apodi 

O sítio barrável está localizado sobre o rio Apodi, na Bacia do Apodi-Mossoró, no boqueirão denominado Santa Cruz, no município de Apodi/RN, distante 18 km a montante da sede do município. O acesso ao local da obra, a partir de Natal, poderá ser feito através da BR-304 até a cidade de Açu, RN-233 (Campo Grande, Caraúbas, Entroncamento BR-405), chegando a cidade de Apodi/RN.

 A Barragem Santa Cruz do Apodi tem como finalidade irrigar 9.236 ha. na chapada do Apodi no perímetro denominado Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi. A área total do projeto é de 26.372 ha., sendo que os 17.136 ha. restantes serão aproveitados após a implantação do Projeto de Transposição de Bacias do Rio São Francisco.

Como obra de controle de cheias e regularização de vazões do rio Apodi, constituirá o anteparo das águas da Transposição do rio São Francisco para a Bacia do rio Apodi.

Com a nova barragem, vai estar garantido o abastecimento de água a 108.000 habitantes, beneficiando um total de 27 cidades do alto oeste potiguar, sendo 04 delas em sua bacia: Apodi, Felipe Guerra, Caraúbas e Gov. Dix-Sept Rosado, e 23 cidades contempladas pela Adutora Alto Oeste: Água Nova, Alexandria, Antônio Martins, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luiz Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Olho d’Água dos Borges, Paraná, Pilões, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal e Viçosa, mais 02 distritos: Caiçara e Mata de São Braz.

 

Fonte:

Dnocs

SEMARH-RN



29/08/2013 20:34


Artigos Relacionados


Diário Oficial publica edital do Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi

Metrô informa: Terminal Santa Cruz será interditado devido às obras do Shopping Estação Santa Cruz

Perímetro irrigado no Piauí terá investimentos de R$ 1 bilhão

Produção em perímetro irrigado na Bahia triplica em quatro anos

DER licita obras na SP-225, em Santa Cruz do Rio Pardo

Mais Irrigação investe em obras no perímetro de Maniçoba (BA)