Comissão cumprimenta governo pela vitória do candidato do Brasil na OMC



A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou, nesta quarta-feira (8), requerimento para envio de votos de congratulações ao governo brasileiro pela vitória do Brasil nas eleições para a direção-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) na última terça-feira (7). O novo diretor-geral, o embaixador brasileiro Roberto Azevêdo, venceu o mexicano Herminio Blanco.

Para o presidente da CI, senador Fernando Collor (PTB-AL), o fato significa a vitória do multilateralismo, caminho escolhido pelo Brasil para as relações comerciais internacionais.

- A vitória do Brasil, por larga margem de votos, significa que deu resultado a persistência da nossa diplomacia no caminho, escolhido há longo tempo, do multilateralismo.

Collor também afirmou que a eleição do brasileiro para o cargo da OMC dá a novos polos de poder econômico uma influência para ditar as regras do comércio internacional.

- [A vitória do Brasil] significa, ademais, a afirmação dos países em desenvolvimento e menos desenvolvidos em um cenário internacional que visivelmente se transforma – afirmou Collor.

No entanto, o senador disse que essa direção será difícil, devido aos desafios da Rodada Doha e à tendência de se privilegiarem acordos de livre comércio entre países e blocos, na contramão da liberalização mais ampla, preconizada pelo multilateralismo.

- Somente a capacidade de articulação dos países que se uniram para vencer a eleição para a direção-geral da OMC, poderá enfrentar o desafio de revitalizar o multilateralismo no comércio internacional – concluiu.

O senador José Pimentel (PT-CE), autor do requerimento aprovado, disse que a articulação do chamado Brics, grupo que reúne os países em desenvolvimento Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e dos países africanos foi decisiva para a vitória do brasileiro na OMC.

- Esses países emergentes hoje garantem o crescimento econômico de grande parte do planeta e discutem o conjunto de alternativas para fugir ao cerco que os países mais ricos, sejam os Estados Unidos e os da Comunidade Europeia, faziam ao Terceiro Mundo e a nós, em especial – afirmou o senador.



08/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Salgado cumprimenta seleção de basquete pela vitória em San Juan

Raupp cumprimenta Lula pela vitória e cobra investimentos para RO

Dilma cumprimenta François Hollande por vitória nas eleições à presidência da França

Dilma Rousseff cumprimenta novo presidente da França por vitória nas eleições

Teremos candidato para a vitória, garante ACM

Péres antecipou que candidato do PFL consolidaria vitória de Jader