Comissão da Anistia divulga seleção de projetos do Marcas da Memória



A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça divulgou, na quarta-feira (15), a lista dos 39 selecionados na II Chamada Pública do Marcas da Memória, projeto que pretende reparar violações a direitos fundamentais praticados durante a ditadura militar (1946 e 1988). 

O edital ofereceu apoio financeiro entre R$ 30 mil e R$ 600 mil a entidades da sociedade civil para a realização de projetos de memória e reparação coletiva a violações cometidas no período da ditadura militar. Os convênios e termos de parceria para repasse dos recursos serão firmados este ano.  

Entre os contemplados estão a construção de lugares de memória; digitalização de acervos; realização de documentários; restaurações de filmes; produção de minidocumentários; exposições artísticas e fotográficas; peças teatrais; publicações de livros (inclusive digital); palestras e seminários; e materiais didáticos. 

As propostas foram analisadas por um comitê composto por representantes do Ministério da Justiça, da Secretaria de Direitos Humanos e um representante da sociedade civil, com base nas três linhas temáticas previstas no edital:  formação, preservação e divulgação referente aos temas da anistia política e justiça de transição. 

Segundo o Ministério da Justiça, iniciativas como as Caravanas da Anistia, a criação do Memorial da Anistia e o Marcas da Memória refletem a mudança de paradigma que o governo brasileiro adotou na consolidação de uma política integral de reparação.

 

 

Fonte:
Ministério da Justiça



16/06/2011 17:36


Artigos Relacionados


Comissão de Anistia seleciona projetos do Marcas da Memória

BB divulga seleção de projetos que receberão patrocínio em 2011

Comissão de Anistia divulga pauta da 2ª sessão plenária do ano

CNPq divulga seleção de projetos sobre agricultura familiar e agropecuária

BNDES divulga cronograma e padrão para seleção de projetos para patrocínio em 2012

Revisão da Lei de Anistia é defendida em debate na Subcomissão da Memória