Comissão de Agroecologia define calendário



A Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) promove sua 4ª Reunião Ordinária, nesta sexta-feira (18), no Espaço Israel Pinheiro. Durante o encontro, coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com representantes do governo e da sociedade civil, serão apresentados os destaques do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) - Brasil Agroecológico e estabelecida a periodicidade das reuniões.

A Comissão tem a finalidade de promover a participação da sociedade na elaboração e  acompanhamento do Planapo e da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO). A CNAPO é formada por  14 representantes de órgãos e entidades do Executivo  e 14 representantes de entidades da sociedade civil, que terão o mandato de dois anos. Durante a reunião, também serão repassados os informes sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

O Planapo vai investir R$ 8,8 bilhões em quatro eixos estratégicos: produção, uso e conservação de recursos naturais, conhecimento e comercialização e consumo. Serão $ 7 bilhões disponibilizados via crédito agrícola por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Plano Agrícola e Pecuário e R$ 1,8 bilhão será destinado para ações específicas, como qualificação e promoção de assistência técnica e extensão rural, desenvolvimento e disponibilização de inovações tecnológicas e ampliação do acesso a mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A Política Nacional de Agroecologia foi formulada de forma participativa, com  engajamento da sociedade civil. Além da incorporação das pautas de movimentos sociais, a participação da sociedade civil se deu por meio de um seminário nacional e cinco seminários regionais coordenados pela Articulação Nacional de Agroecologia  (ANA) e pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), com apoio do Ministério do Meio Ambiente. As Comissões Estaduais da Produção Orgânica (CPOrg) e a Câmara Temática da Agricultura Orgânica (CTAO) também integraram o processo.

Fonte:

Secretaria-Geral da Presidência da República



18/10/2013 11:40


Artigos Relacionados


Comissão de Agroecologia define regras de funcionamento

CPI dos Transgênicos define seu calendário na quarta

CPI do Banestado define calendário de setembro

CPI da Pedofilia define calendário de atividades

'Inverno amazônico' define calendário das concessões

Unesp define calendário para o Vestibular